Normalmente, as histórias de avistamentos de alienígenas no céu vêm de civis aleatórios em seus quintais, ou de pessoas que afirmam ter tido um encontro quando eram crianças. Mas desta vez veio de um astrônomo especializado em fotografia científica – Dr. Sebastian Voltmer
Ele estava filmando a superfície da Lua no dia 16 de março com uma clareza incrível quando um “objeto rápido e brilhante” passou na frente. O astrofotógrafo compartilhou várias fotos e clipes do avistamento no Instagram, usando seu telescópio C11. E apesar de realizar verificações e não ser necessariamente um cara obcecado por UFOs, Voltmer não consegue explicar o que capturou na câmera. Ele disse: “Enquanto filmava a lua, de repente vi algo rápido e brilhante passando pela imagem”.
À primeira vista, o fotógrafo calculou que devia ser apenas um satélite ou uma estação espacial. Mas ele observou que eles geralmente não passam pela Lua em uma velocidade tão alta. Muitos nos comentários do vídeo sugeriram que era um meteoro – mas isso foi neutralizado porque não tem a cauda distinta e tem uma velocidade diferente.
Além disso, growi.de relata que a Organização Internacional de Meteoros não tinha nenhum registro de uma estrela cadente quando esta foi filmada. Voltmer também avalia que não pode ter sido apenas uma mosca ou sujeira flutuando perto das lentes de seu telescópio. Com base no plano de foco, ele observa que qualquer que seja o objeto, deve estar a mais de 500 metros de distância.
Ele disse ao BILD: “Na verdade, presumo que estava a uma altitude de 100 a 200 quilômetros, ou seja, na transição para a chamada órbita baixa da Terra”. E o cientista planetário Iliot Sefton-Nash acrescentou: “O objeto se parece com uma série de satélites em órbita baixa da Terra com órbitas próximas umas das outras”. O especialista pensa que podem ser satélites Starlink, acrescentando: “Tanto quanto sabemos, as órbitas Starlink são frequentemente faseadas, pelo que grupos deles passam em rápida sucessão”. É difícil distinguir claramente o objeto nas fotos do clipe, pois ele estava viajando muito rapidamente.
Um usuário escreveu no Instagram: “Com todos os avistamentos de UFOs ultimamente, eu não ficaria surpreso se fosse um UFO”. Mas outros sugeriram ideias como “detritos espaciais” ou um “satélite”. E um deles brincou: “Essa é a bola de golfe que acertei no golfe de ponta”. Bem, provavelmente podemos descartar isso.