Os astronautas americanos Michael López Alegria e Sunita Williams, tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), iniciaram hoje sua terceira caminhada espacial para realizar trabalhos destinados a modernizar a plataforma orbital. Segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia, citado pela agência russa “Itar-Tass”, a caminhada começou às 11h30 de Brasília e terá uma duração de 6 horas e 30 minutos.
A caminhada espacial de López-Alegria e Williams segue de acordo com o programa da Nasa, por isso será dirigida pelo Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas). O terceiro tripulante da ISS, o cosmonauta russo Mikhail Tyurin, assistirá seus colegas do interior da plataforma e gravará em vídeo os momentos mais relevantes da caminhada. Em 31 de janeiro e em 4 de fevereiro, López-Alegria e Williams fizeram outras duas caminhadas, a primeira delas de quase 8 horas de duração, nas quais ocorreram pequenos escapamentos de amoníaco em uma unidade refrigerante, sem conseqüências para os astronautas.
Nas duas caminhadas, López-Alegria e Williams começaram a mudar a configuração da rede elétrica e dos sistemas de calefação e refrigeração no exterior da ISS, trabalhos que continuarão hoje. Os astronautas mudarão estruturas e equipamentos de lugar e também desmontarão peças de unidades térmicas e refrigeradoras que não servem mais, devido à instalação de novos equipamentos. Assim que for concluída a terceira caminhada, Williams se tornará a astronauta da Nasa com maior tempo de permanência acumulado no espaço, e López-Alegria será o segundo entre os homens.