Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro e consultor da Revista UFO, chegou por volta das 8h30 desta quinta-feira a Brasília, onde será homenageado. Antes de vir para o Brasil, ele passou por um período de readaptação de dez dias no Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas, em Moscou. Pontes foi o primeiro brasileiro a chegar ao espaço – na Estação Espacial Internacional (ISS), ele realizou oito experimentos científicos.
Na cerimônia do Palácio do Planalto, participam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, Waldir Pires, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sergio Gaudenzi. Também estão no local familiares de Pontes.
Na manhã de sexta-feira, o tenente-coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) vai para Bauru (343 km de SP), sua cidade natal. Os moradores farão uma carreata do aeroporto até o Teatro Municipal, onde estudantes vão homenageá-lo. A maratona continua no sábado – aniversário da Aviação de Caça brasileira –, quando o astronauta visita a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Não há informações sobre sua agenda no domingo. Na segunda (24), Pontes participa de uma palestra na Força Aérea Brasileira, em Pirassununga (213 km de SP), enquanto na terça (25) ele irá ao Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (91 km de SP).
A Missão Centenário, que levou Pontes ao espaço, durou dez dias. Na noite de 8 de abril (horário de Brasília), o brasileiro voltou à Terra a bordo da nave russa Soyuz TMA-7, também ocupada pelo russo Valeri Tokariov e o norte-americano William McArthur. Desde então, ele passou por um período de readaptação na Rússia, para que os sistemas de seu corpo se acostumassem à condição de gravidade normal.