Neil deGrasse Tyson é astrofísico e diretor do Museu Americano de História Natural Hayden Planetarium, em Nova York, e tem sido um dos mais importantes divulgadores científicos da atualidade. Já participou de inúmeros documentários sobre astronomia, e esteve entre os participantes da reunião da União Astronômica Internacional que em 2006 estabeleceu Plutão como planeta anão. Por isso, em uma participação especial em um episódio da série humorística The Big Bang Theory Tyson foi cobrado a respeito pelo físico Sheldon Cooper, um dos protagonistas.
Agora o astrofísico norte-americano é novamente notícia, por ter auxiliado a DC Comics a localizar a estrela natal do personagem Superman. A editora pediu-lhe que localizasse um local onde o planeta de origem do super-herói, Krypton, pudesse de fato existir. Tendo como base a mitologia já estabelecida para o kryptoniano, Tyson por fim determinou que esse mundo orbitaria a anã vermelha LHS 2520, menor e mais fria que o Sol, situada a 27,1 anos-luz de distância na constelação do Corvo.
A história que narra a descoberta será publicada na revista Action Comis 14, que chega as bancas nesta quarta-feira, 07 de novembro. Nela Neil deGrasse faz uma participação especial, auxiliando o Homem de Aço na busca por Krypton. Uma coincidência é o fato de Tyson ser natural de Metropolis, no estado de Illinois, que é o mesmo nome da cidade onde o herói possui sua base de operações. A trama foi escrita por Sholly Fisch e ilustrada por Chris Sprouse e Karl Sotry. As coordenadas de LHS 2520 no céu já foram divulgadas, ascensão reta: 12 horas, 10 minutos, 5,77 segundos; declinação: -15 graus, 4 minutos, 17,9 segundos; movimento próprio: 0,76 arco segundos por ano, com 172,94 graus a partir do norte. Tyson, que inclusive confessou-se inspirado pelo legado de Carl Sagan, disse ter ficado encantado pela oportunidade.
Visite a página oficial de Neil deGrasse Tyson
Saiba mais:
Livro: Contatados