Pela primeira vez no parlamento brasileiro, foi realizada, dia 29 de abril, pela Assembléia Legislativa da Paraíba, uma sessão especial para debater o Fenômeno UFO. O requerimento foi elaborado pelo Instituto Internacional de Estudos Avançados (INSEA) e apresentado pelas lideranças de bancada, formada pelos deputados Inaldo Leitão (PMDB), Tota Agra (PV), Wilson Santiago (PDT), Francisco Adelino (PT) e José Lacerda Neto (PFL).
A sessão foi subsidiada por informações de vários municípios paraibanos – onde vem ocorrendo intensa manifestação do fenômeno – e, principalmente, pelo expediente legislativo promovido pela Câmara Municipal de Guarabira, por solicitação da vereadora Nárriman Xavier. A sessão contou com a participação de dezenas de prefeitos, legisladores, especialistas e grupos ufológicos da região. A programação contou até com exibição de documentários sobre UFOs e imagens de aparições em Guarabira.
A sessão contou com pronunciamento dos conferencistas Hans Kesserling, do Centro de Estudos Ufológicos (CEU), Jaêmio Carneiro (INSEA), Lúcio Ataíde, do Grupo de Estudos Ufológico Místicos (GEUM), Ana Santos, do Centro de Estudos Exobiológicos Ashtar Sheran (CEEAS), Wellington Lima, do Grupo Ufológico de Guarabira (GUG) e Sérgio Alves, Grupo de Estudos Ufológicos de João Pessoa (GEUJP). Convidados, A. J. Gevaerd, editor de UFO, e Rafael Cury, presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB), não puderam comparecer devido a compromissos em outras cidades do país.
A sessão foi presidida pelo deputado Tarcísio Marcelo, tendo o deputado Inaldo Leitão destacado a importância do momento, lembrando as sessões realizadas pela Câmara dos Lordes da Inglaterra e pela Organização das Nações Unidas. Em nível nacional, a sessão de João Pessoa foi marco na Ufologia Brasileira. Por fim, o líder do governo parabenizou a articulação efetivada pelo INSEA e saudou os ufólogos presentes. Após pronunciamento dos especialistas, que abordaram temas como tecnologia dos UFOs, Ufologia na educação, aparições no Nordeste brasileiro etc, o presidente do INSEA, Jaêmio Carneiro, propôs ao Poder Legislativo uma intervenção, junto ao Congresso Nacional, para ampliação do debate e tomada de medidas que possam vir a fortalecer a Ufologia no Brasil. Encerrando a sessão, o deputado Zé Nóbio Toscano colocou à disposição dos ufólogos presentes o Poder Legislativo, para futuros eventos.
A Revista UFO saúda a iniciativa do Legislativo paraibano, inédita no Brasil, e congratula seus membros pela coragem de se discutir a questão ufológica oficialmente. E se coloca à disposição de parlamentares de todo o Brasil no que se refere ao apoio em futuros debates.
Congresso reúne místicos na Serra Gaúcha
A empresa Rever – Projetos, Pesquisas Ltda. acaba de promover a segunda edição do Congresso Internacional de Mystiquê, ocorrido de 1° a 5 de maio em Canela (RS). O evento foi aberto com uma belíssima celebração, numa iniciativa de diversas correntes de pensamento em exaltação ao Ser Superior, do candomblé à magia, da cromoterapia à maçonaria.
Embora se esperasse um público superior a mil pessoas, apenas 400 compareceram ao evento, no Hotel Laje de Pedra, para assistir a uma bateria de conferências realizadas por mais de 20 pesquisadores. A grande estrela do evento foi Patrick Druot, físico francês que especializou-se em curas espirituais e estudos da reencarnação. Alquimia, esoterismo, bruxaria, Kaballah, budismo, yoga e uma infinidade de temas foram abordados na ocasião, pelos maiores especialistas brasileiros nesses assuntos. A Ufologia esteve representada através de A. J. Gevaerd. Outro colaborador da revista, Ademar Eugênio de Mello, também esteve fazendo conferência sobre Astrologia.
Entre os presentes estavam também Dálvio Garcia, falando sobre alquimia interior, Júlio Santana Braga, expondo sobre candomblé e cultos afro, Francisco Böstron, da Espanha, abordando a tradição das pedras sagradas etc. O evento foi realizado dentro de uma estrutura organizacional altamente profissional, como que propositadamente, para se mostrar ao público presente e à imprensa que, embora alternativos e contraculturas, esses assuntos podem ser abordados em clima de seriedade e num congresso onde disciplina seja palavra de ordem. Parabéns à Rever e sua equipe, notadamente Tatiana Patti e Verô Corbari, pela concretização desse congresso, que deverá ser seguido por mais um, em terceira edição, a ser realizado no Centro de Convenções de Salvador (BA), em janeiro de 1997. UFO novamente comparecerá para representar a Ufologia Brasileira.