Semir Osmanagic, que comanda a equipe de arqueólogos, foi quem primeiro defendeu a tese de que o morro conhecido como Visocica, de 650 m, situado próximo ao vale Visoko, poderia abrigar uma pirâmide. As escavações iniciais revelaram que dentro do morro existe uma entrada estreita que conduziria a uma rede subterrânea de túneis.Na última sexta-feira, uma equipe reunindo trabalhadores de uma mina de carvão local, arqueólogos e geólogos examinaram o túnel, que teria 3,8 km de comprimento. A equipe descobriu que o túnel bifurca em outros dois, um voltado para a esquerda, o outro, para a direita. Eles concluíram que a rede de túneis teria sido uma criação humana, não um fenômeno da natureza.
“Isto definitivamente não é uma formação natural”, afirmou a geóloga Nadja Nukic. Imagens satelitais revelaram outros dois morros em formato piramidal, no vale Visoko. Arqueólogos acreditam que os túneis poderiam ligar as diferentes pirâmides. A equipe que vem trabalhando na escavação descobriu também uma entrada que consiste em um platô pavimentado e grandes blocos de pedra que poderiam formar a superfície externa da pirâmide. Caso seja confirmado que o sítio arqueológico de fato possui pirâmides, estas seriam as primeiras a ser descobertas na Europa.FaturandoOs moradores locais já estão procurando capitalizar em cima da possível descoberta, vendendo souvenires em formato de pirâmide.
Os trabalhos de escavação vão continuar por mais seis meses. Os primeiros resultados devem ser divulgados nas próximas três semanas. Dois especialistas vindos do Egito devem se integrar à equipe de arqueólogos em meados de maio. Segundo os pesquisadores, há indícios de que existiram povoados datados de 7 mil anos na região. O arqueólogo Osmanagic diz que as construções no local são exemplos clássicos de culturas que procuraram sobrepujar suas antecessoras, ao erguer edificações sobre construções mais antigas. A região do vale Visoko abrigou a capital da Bósnia durante a Idade Média e no alto do morro Visocica há uma fortaleza medieval. A fortaleza foi construída sobre uma torre de observação romana, que por sua vez foi erguida sobre as ruínas de um antigo povoado.