O pesquisador argentino Antonio Zuleta, natural da cidade de Cachi, na província de Salta, Argentina, apresentou o projeto para o estabelecimento de instalações e facilidades para o Ufoturismo nessa região do país vizinho. Ele afirma que avistamentos no Vale Chalchaqui são muito comuns, em várias ocasiões tendo sido fotografados e filmados UFOs na região. Além disso aponta que diversas testemunhas observaram estranhos seres rondando pelo local.
Em recente entrevista para a rádio LaVoz FM, Antonio Zuleta pediu ao governo da província a promoção de Salta a uma área de avistamento de UFOs, o que serviria para incentivar o Ufoturismo. O pesquisador afirma que a presença de um maior número de turistas contribuiria muito para a economia nessa região e que o fenômeno que ali se faz presente não tem recebido a importância que merece. Zuleta afirma que outras regiões do mundo buscam incentivar e explorar o fato de serem locais com grande número de avistamentos e que a Argentina deveria seguir esse exemplo.
Entre as ocorrências destacadas por Antonio Zuleta está uma foto obtida pela professora Malena Agudo. Ela pretendia registrar somente o panorama de La Poma, porém ficou surpresa ao constatar depois a presença, na foto, de um objeto não identificado no céu. A imagem foi obtida nas proximidades da residência de Eulogia Tapia, que conversou com a professora e garantiu que avistamentos na área são muito comuns. Malena conversou com a reportagem do Diário 24, dizendo: “Alguns de meus parentes de La Poma disseram que avistamentos acontecem há muito tempo. De noite se parecem com lanternas e as pessoas dizem que são a luz mala, luz ruim”. Antonio Zuleta aponta que Malena não queria divulgar sua experiência, mas após tomar conhecimento da intensa casuística na região, decidiu vir a público. O pesquisador usa esse e outros fatos para apoiar sua campanha pelo Ufoturismo em Salta.
Antonio Zuleta fala sobre os avistamentos em Cachi, Salta, neste vídeo
Dois casos envolvendo pilotos e UFOs na Argentina em 1974
Comissão da Força Aérea Argentina libera documento
Pilotos têm encontro com UFO em Rio Grande, Argentina
Um caso argentino em meio aos arquivos da CIA
Grupo CEFORA inicia na Argentina procedimentos para desclassificação de arquivos secretos
Pilotos falaram sobre avistamentos de UFOs na FIDAE
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. O livro apresenta detalhes até então desconhecidos de como nossos militares conduziram investigações secretas de incidentes com naves alienígenas no país. Entre eles estão as impressionantes conclusões da Aeronáutica após conduzir a Operação Prato na Selva Amazônica, para apurar o Fenômeno Chupa-Chupa. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, co-editor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.