Os habitantes das regiões mais profundas do Himalaia têm relatado um comportamento estranho nas crianças ultimamente. Elas estão utilizando uma linguagem de sinais que é desconhecida de seus familiares e por todos os adultos na região. Muitas delas desenham imagens de objetos triangulares voando no céu e não sabem dizer com precisão o que viram e nem como aprenderam estes sinais.
Algumas pessoas da região de Aksai Chin acreditam que essas crianças se comunicam regularmente com UFOs e utilizam telepatia espiritual. Teriam aprendido esta linguagem de sinais para poder responder a estes seres de outra galáxia ou universo. De acordo com pesquisas sobre seres extraterrestres, algumas crianças mexicanas também manifestaram um comportamento semelhante após um período de grande avistamento de UFOs em regiões do País.
Ufólogos acreditam que os seres se comunicam primeiro com as crianças, pois é mais fácil adquirir a confiança delas. Segundo professores das escolas do Himalaia, atualmente, elas têm estado mais ágeis e talentosas. A habilidade de resolver problemas aumentou e estão muito mais disciplinadas. A estranha linguagem de sinais também é utilizada para a comunicação entre si, no entanto, as crianças não conseguem ensinar aos adultos.
Os habitantes da região acreditam que os UFOs visitam a área há milhares de anos. Eles pararam por um tempo e agora recomeçaram. As autoridades indianas e chinesas estão indiferentes ao fato e dizem que isto é perfeitamente normal — quase sempre as crianças têm um comportamento estranho ao brincar entre si.