A energia da Estação Espacial Internacional (ISS) foi recuperada quase totalmente, após um blecaute sofrido no domingo, informou nesta segunda-feira a Nasa. A agência espacial americana indicou em comunicado que as equipes do controle da missão no Centro Johnson de Vôos Espaciais em Houston (Texas) estão trabalhando para avaliar o dano.
Acrescentou que o blecaute ocorreu pouco depois das 03h de Brasília do domingo ao ser registrada uma desconexão no sistema do painel solar, identificado como P4, que controla a distribuição da energia nas baterias. O problema causou um corte das comunicações e a interrupção no funcionamento de módulos de experimentação científica, de calefação e de controle do giroscópio número dois.
“A estação nunca perdeu sua orientação, mas durante a maior parte do dia teve que funcionar com dois de seus quatro giroscópios”, indicou a Nasa. Acrescentou que nas primeiras horas de hoje os controles do vôo já tinham sido restabelecidos a maior parte da provisão energética aos sistemas. Manifestou que os especialistas estão investigando a origem do problema, mas indicaram que acham que se trata de um fato isolado.
O problema ocorreu no momento em que o comandante da ISS, Michael López Alegría, e o cosmonauta russo, Mikhail Tiurin, iniciaram os preparativos para uma caminhada que realizarão na próxima quinta-feira.