Na noite deste sábado (25), uma rachadura se abriu no campo magnético da Terra. O vento solar entrou para abastecer uma forte tempestade geomagnética da classe G3. Ayumi Bakken fotografou a explosão resultante de auroras sobre Fairbanks, no Alasca. “Foi uma exibição incrível, mesmo através do luar brilhante”, disse Bakken. No auge da tempestade, a aurora boreal atravessou a fronteira canadense em estados norte-americanos como Michigan, Nova York, Montana, Wisconsin e Indiana. Ao mesmo tempo, a aurora boreal foi fotografada de vários locais na Nova Zelândia.
Meteorologistas não viram isso chegando. O palco estava montado para a tempestade quando um menor CME (ejecção de massa coronal) chegou com pouco alarde em 25 de agosto. O primeiro contato com o CME mal foi registrado nos dados do vento solar e o campo magnético da Terra não foi perturbado. A ação começou apenas depois que a Terra entrou na esteira do CME, onde fortes campos magnéticos apontando para o sul abriram uma rachadura na magnetosfera do nosso planeta. Uma tempestade geomagnética surpresa se seguiu.
Tempestade geomagnética ou tempestade solar é uma perturbação temporária da magnetosfera da Terra causada por uma onda de choque do vento solar ou nuvem magnética que interage com o campo magnético da Terra. O aumento da pressão do vento solar inicialmente comprime a magnetosfera. O campo magnético do vento solar interage com o campo magnético da Terra e transfere um aumento de energia na magnetosfera. Ambas as interações causam um aumento na circulação de plasma através da magnetosfera (impulsionado pelo aumento de campos elétricos no interior da magnetosfera) e um aumento da corrente elétrica na ionosfera e magnetosfera.
Agora, uma tempestade geomagnética de classe G2 moderadamente forte está em andamento hoje, 27 de agosto, quando nosso planeta entra em um fluxo de vento solar de alta velocidade. O material gasoso está fluindo de um buraco do norte na atmosfera do sol. O campo magnético da Terra já estava reverberando dessa forte tempestade geomagnética que entrou em erupção no fim de semana. A adição deste fluxo de vento solar prepara o palco para uma nova rodada de auroras árticas hoje à noite.
Acompanhe ao vivo as informações da tempestade no canal metereológico.
Veja a galeria de fotos da aurora boreal em tempo real aqui.
Acesse e receba os alertas de aurora boreal no serviço do Space Weather.
(Fonte: Spaceweather.com – 27/08/2018)