Sob a crosta estéril da Lua, encontra-se uma imensa anomalia vulcânica
Revelada pelos esforços incansáveis de uma equipe científica liderada pelo professor de pesquisa da SMU, Matthew Siegler, o estudo publicado pela equipe na Nature revela uma visão do passado lunar. A equipe identificou fontes de calor abaixo da região lunar Compton-Belkovich, atribuíveis a uma concentração de elementos radioativos encontrados apenas no granito lunar. Esta descoberta sugere uma história vulcânica oculta.
O granito, uma rocha ígnea frequentemente encontrada sob vulcões extintos, sugere um sistema vulcânico pré-histórico alimentando a superfície da Lua. Na Terra, essas formações são conhecidas como batólitos e são tipicamente maiores do que os vulcões que alimentam.
“Semelhante ao grande sistema vulcânico que alimenta os vulcões Cascade no noroeste do Pacífico hoje, qualquer corpo de granito substancial na Terra implica um sistema vulcânico extinto”, explica Siegler, citando as montanhas de Sierra Nevada como exemplo de um batólito terrestre.
Em uma área conhecida como complexo vulcânico, o impressionante diâmetro de 50 quilômetros do batólito lunar deixou os pesquisadores boquiabertos. O granito é uma visão comum na Terra, sua formação foi facilitada pela água e pelas placas tectônicas. No entanto, o granito é um achado raro na Lua, onde esses processos estão ausentes.
A descoberta deste corpo de granito nos esclarece sobre a formação inicial da crosta lunar. “Sem água, é extraordinariamente difícil formar granito”, observa Siegler, especulando se havia água na Lua ou se era particularmente quente no passado. O grupo de pesquisa incluía cientistas conceituados de várias instituições, incluindo o Planetary Science Institute, SMU, Southwest Research Institute, Million Concepts, Brown University e Stony Brook University.
O Programa de Análise de Dados Lunares da NASA e o Lunar Reconnaissance Orbiter Diviner Lunar Radiometer apoiaram este trabalho. Os dados dos orbitadores lunares chineses, Chang’E-1 e Chang’E-2, foram fundamentais para o estudo.
Mas que outros segredos a Lua nos esconde? Saiba mais no livro UFOs no Espaço e na Lua, disponível na nova loja da Revista UFO!
Saiba a verdade sobre o programa espacial e descubra que nunca estivemos sozinhos no espaço e nem na Lua, por meio de fotos e documentos oficiais vazados da própria NASA.