O ano de 2018 praticamente acabou e 2019 já está batendo na porta. E enquanto esperamos ansiosamente pelo eclipse lunar total do dia 21 de Janeiro, um alinhamento planetário acontecerá na primeira madrugada do ano, envolvendo a nossa Lua, Vênus, Júpiter e até Mercúrio. Pouco antes do amanhecer na terça-feira, 01/01, os planetas formaram a configuração interessante no céu.
Na elevação mais alta estará a Lua, com 20% do seu disco iluminado pelo Sol, o que dará ainda um charme para o alinhamento. Logo abaixo vai estar Vênus, o planeta mais quente do sistema solar, com um magnitude suficiente para ficar mais brilhante que qualquer estrela no céu. Júpiter, o maior planeta do nosso sistema, estará abaixo de Vênus com um brilho incrível. Para finalizar, Mercúrio, o primeiro planeta na ordem do sistema solar, também estará visível na elevação mais baixa do alinhamento.
(Alinhamento planetário simulado. Crédito: Mistérios do Espaço)
Não se desespere, esse fenômeno não significa nenhum fim do mundo ou catástrofe, apenas uma belíssima configuração para observar no céu. Mas fique atento, Mercúrio só estará visível para quem tem ótima visada do horizonte na direção Leste. Afinal, o planeta não subirá muito no céu comparado aos outros astros. O alinhamento em si já começa às 04h30 (horário de Brasília), com apenas a Lua, Vênus e Júpiter no céu – apenas Mercúrio que nasce um pouco mais tarde às 05h20.
Além desse evento incrível, 2019 guarda várias chuvas de meteoros, conjunções planetárias e eclipses. Ficaremos atentos aos próximos eventos astronômicos para não perder nenhum deles.
Fonte: Mistérios do Espaço
Veja mais:
Há 50 anos, a humanidade esticava o dedo para tocar a Lua
A série De Carona Com os ÓVNIs traz o tema Agroglifos
Os supostos viajantes do tempo
Entrevista exclusiva de George Knapp com Luis Elizondo
Discoporto: como relatos de moradores inspiraram aeroporto para discos voadores
Nave da Virgin Galactic ganha os céus e vira marco no turismo espacial