Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Aliens podem estar muito longe para contato via rádio
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Aliens podem estar muito longe para contato via rádio
notícias

Aliens podem estar muito longe para contato via rádio

Alerta parte de astrônomo em evento seriado em Toronto que, entretanto, defende os estudos do SETI; em outro congresso Seth Shostak defende os esforços de escuta de sinais de civilizações alienígenas

Ultima atualização: 8 de outubro de 2014 16:06
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

cee1707f02b8409b32da65b9e79fddce1527175713

Milhares de civilizações alienígenas podem estar se comunicando através da Via Láctea, defendem os radioastrônomos
Créditos: Arquivo

Baseando-se somente nos dados obtidos pelo telescópio espacial Kepler da NASA, astrônomos já calcularam a possibilidade de existirem mais planetas do que estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea. Refinando os cálculos para tentar chegar a um número estimado de quantos mundos potencialmente habitáveis podem existir em nossa imediata vizinhança cósmica, as cifras também são extraordinárias: poderiam existir em nossa galáxia nada menos de 4,5 bilhões de exoplanetas similares à Terra com as condições ideais para abrigar vida. Se ampliados para incluir mundos orbitando anãs vermelhas ou na classe das super-Terras, pode-se chegar a estimativas de até 40 bilhões de planetas habitáveis.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

É evidente que possibilidade de vida não significa habitado e se existirem somente micro-organismos em determinado mundo, igualmente essa não é a porta aberta para o desenvolvimento inevitável, através da evolução, de seres inteligentes. O maior problema, no caso de outras civilizações, é que a Via Láctea tem estimados 100.000 anos-luz de diâmetro. O sistema estelar mais próximo do nosso, o de Alpha Centauri, dista 4,3 anos-luz daqui. Introduzindo tais informações na Equação de Drake, que busca estimar a quantidade de civilizações tecnológicas na galáxia, chega-se a um número próximo a 3.000. Contudo, em média, elas estariam separadas por 1.000 anos-luz, uma distância grande demais para qualquer forma de comunicação conhecida.

Michael Garrett, astrônomo que comanda a fundação de pesquisa astronômica Astron, disse no retente Congresso Internacional Astronômico em Toronto: “Essa é uma distância imensa e para comunicações seria percorrida duas vezes, na ida e na volta, portanto as sociedades tecnológicas deveriam necessariamente se estender por alguns milhares de anos para conversar entre si. E não sabemos quanto tempo uma civilização assim pode durar”. Pelo único exemplo que conhecemos, o nosso, sabemos que a vida surge assim que as condições ambientais permitam, contudo o desenvolvimento de inteligência é um processo que dura bilhões de anos. A conclusão de Garrett é que sinais de rádio para o SETI serão raros na Via Láctea.

Assunto relacionado:  Dois casos envolvendo pilotos e UFOs na Argentina em 1974

DEFESA DO ESTUDO CIENTÍFICO DE CIVILIZAÇÕES EXTRATERRESTRES

O astrônomo, entretanto, defende a continuidade dos esforços do SETI. O desenvolvimento tecnológico da radioastronomia e do processamento de dados tem melhorado a capacidade de detecção, e ele completa: “O SETI não é fácil, mas vale a pena realizar a busca. A questão é importante demais. Todos se interessam por ela, não somente cientistas e entusiastas do espaço. O povo nas ruas quer saber quem está lá fora”. Em outro evento, sediado na biblioteca do Congresso norte-americano (Centro John W. Kluge) em 18 e 19 de setembro, o cientista sênior do SETI Seth Shostak também defendeu o projeto. Ele rebateu críticas de que o SETI é por demais antropocêntrico. Shostak disse que, pelo contrário, eles jamais assumiram que os alienígenas sejam similares a nós.

“Ao invés disso”, disse Shostak, “assumimos que a física deles é semelhante à nossa, que eles utilizam lasers e transmissores de rádio para se comunicar. Isso não é mais antropocêntrico do que afirmar que, se eles empregam transporte terrestre em seu planeta, eles usam rodas”. Sobre o tema do simpósio, preparação para o contato, Seth Shostak respondeu a questão de o que um sinal de rádio revelaria a respeito dos alienígenas. Afirmou que certamente pouco, mesmo que exista uma mensagem na onda portadora, que seria decifrada por outro tipo de equipamento. Inicialmente, do próprio sinal, se poderia descobrir qual a estrela deles, sua distância, e a duração do dia e do ano em seu mundo. Outras informações demandariam anos de estudo do sinal para serem obtidas, mas seria muito pouco. “Por bastante tempo saberíamos somente que há alguém lá fora ao menos tão tecnologicamente competente quanto nós mesmos”, completa.

Assunto relacionado:  Importante adição ao Caso Trancas décadas depois

Site do SETI Institute

Preparação para a descoberta de vida extraterrestre será discutida

Exoterras podem ser 4,5 bilhões na galáxia

Bilhões de planetas habitáveis em nossa galáxia são calculados por cientistas

Na Via Láctea há mais planetas que estrelas, conclui pesquisa

Civilizações alienígenas podem usar meios de comunicação indetectáveis

Saiba mais:

Livro: UFOs na Rússia

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

crédito: Revista UFO

Buscando Vida Fora da Terra

Buscando Vida Fora da Terra

Enquanto cientistas de diversas áreas buscam respostas para a origem e o futuro da humanidade terrestre, a exobiologia vasculha vastas regiões do universo à procura de outras formas de vida. Com exuberantes imagens obtidas pela NASA e usando avançados recursos de computação gráfica, este documentário mostra como seriam as espécies que encontraremos no espaço e deixa claro que esta é apenas uma questão de tempo.

TÓPICO(S):Edição 215
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up