Segundo relatos dos veículos de comunicação alemães Bild e Der Spiegel , os incidentes começaram na noite de quinta-feira. Por volta das 21h de quinta-feira, dois drones sobrevoaram o estaleiro ThyssenKrupp em Kiel, seguidos por outros logo em seguida. Testemunhas descreveram um enxame desses dispositivos, incluindo um maior, que apelidaram de “drone-mãe”.
Os drones continuaram seu voo sobre a área, sobrevoando o Hospital Universitário de Kiel, uma usina costeira e o Canal de Kiel. Avistamentos também foram relatados sobre a Casa do Estado, a sede do parlamento regional, e uma refinaria que fornece combustível de aviação para o Aeroporto de Hamburgo. Um memorando interno do governo, visto pela Der Spiegel , descreve suas trajetórias de voo como “paralelas”, reforçando a suspeita de que seu objetivo era fazer o reconhecimento de edifícios e terrenos.
Avistamentos inexplicáveis
Os avistamentos não se limitaram a Schleswig-Holstein, o estado mais ao norte do país. Incidentes semelhantes foram relatados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, perto de um quartel do exército em Sanitz e de um posto de comando naval em Rostock.
A Ministra do Interior de Schleswig-Holstein, Sabine Sütterlin-Waack, confirmou em um discurso público ao parlamento regional que “aeronaves semelhantes a drones” foram observadas nas áreas afetadas, incluindo infraestruturas críticas e militares. Embora alguns dos avistamentos tenham sido considerados voos legais, aqueles em instalações importantes permanecem sem explicação.
Unknown drones spotted over Germany – NDR
They flew over Schleswig-Holstein last night. They are being investigated on suspicion of espionage.
The Germans' Excel spreadsheet on the russian drones that fly over Germany daily is now complete.
Data such as date, size, color,… pic.twitter.com/XEWV5cbja6
— Jürgen Nauditt 🇩🇪🇺🇦 (@jurgen_nauditt) September 26, 2025
“Os recentes incidentes em nosso país vizinho, a Dinamarca , bem como em outros países europeus, visam principalmente perturbar a opinião pública e desestabilizar a situação na Europa”, disse Sütterlin-Waack, descrevendo os eventos como “instrumentos típicos de guerra híbrida”. A ministra se referiu a incidentes semelhantes na Polônia, Romênia, Noruega e Dinamarca nas últimas semanas. Após esses eventos, foi levantada a possibilidade de construir um “muro de drones” na fronteira leste da União Europeia.
Em resposta à situação, o Ministro Federal do Interior, Alexander Dobrindt, anunciou em 27 de setembro sua intenção de introduzir uma lei permitindo que as forças armadas alemãs abatam drones suspeitos.
Apesar do alarme, Sütterlin-Waack esclareceu que não há nenhuma ameaça concreta à Alemanha com essas incursões mais recentes, mas a investigação continua para determinar a origem e o propósito desses voos.