Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Aglomerado de galáxias em forma de “água-viva” envia estranhas ondas de rádio
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Aglomerado de galáxias em forma de “água-viva” envia estranhas ondas de rádio
notícias

Aglomerado de galáxias em forma de “água-viva” envia estranhas ondas de rádio

Um grupo de pesquisadores da Curtin University, da Austrália, detectou a emissão de estranhas ondas de rádio vindas de um aglomerado de galáxias. Um fato curioso é que a radiofrequência tem o formato parecido com uma água-viva gigante, com cabeça e tentáculos.

Ultima atualização: 31 de março de 2021 13:07
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

70eb0e4327ec8eaa7badcd153f6ec7e91617280429

Ondas de rádio de baixa frequência (vermelho, laranja, amarelo, branco) delineiam uma enorme “água-viva”, com 1.2 milhão de anos-luz de diâmetro.
Créditos: Torrance Hodgson, ICRAR/Curtin University

Um grupo de pesquisadores da Curtin University, da Austrália, detectou a emissão de estranhas ondas de rádio vindas de um aglomerado de galáxias. Um fato curioso é que a radiofrequência tem o formato parecido com uma água-viva gigante, com cabeça e tentáculos.

O objeto está a 340 milhões de anos-luz da Terra, em uma zona do universo conhecida como Abell 2877. As ondas de rádio enviadas são de frequência muito baixa e precisam de aparelhos muito específicos para serem captadas, como é o caso do radiotelescópio Murchison Widefield Array (MWA) no oeste da Austrália. “Olhamos os dados e, conforme diminuímos a frequência, vimos uma estrutura semelhante a uma água-viva fantasmagórica começar a emergir”, declarou o pesquisador Torrance Hodgson, do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Por conta do formato peculiar, o objeto foi batizado como Ultra Steep Spectre (USS) Jellyfish [Espectro Ultra Íngreme Água-viva]. Observar um objeto localizado a 340 milhões de anos-luz de nós não é algo trivial e apresenta uma série de desafios. Um deles é o tempo, uma vez que as ondas que nós captamos agora foram emitidas há bilhões de anos.

“Tivemos que realizar alguma arqueologia cósmica para entender a antiga história de fundo da água-viva”, declarou Hodgson. E o trabalho deu resultado. Os pesquisadores desenvolveram a teoria de que as ondas de rádio saíram de buracos negros supermassivos que criaram poderosos jatos de plasma, tudo isso há pelo menos dois bilhões de anos. “Este plasma desbotou, ficou quieto e dormente”, disse o pesquisador.

Assunto relacionado:  Após a promoção de livros e revistas, a Revista UFO lança queima de estoque de seus DVDs

4feb975f9901562fffeea69d61159c81
O Murchison Widefield Array consiste em 4.096 antenas de rádio distribuídas em 256 grupos (um na foto acima) cobrindo vários quilômetros em uma região remota da Austrália ocidental.
Fonte: Pete Wheeler/ICRAR

“Então, recentemente, duas coisas aconteceram – o plasma começou a se misturar ao mesmo tempo que ondas de choque muito suaves passavam pelo sistema”, completou. “Isso reacendeu brevemente o plasma, iluminando a água-viva e seus tentáculos para nós vermos”. O timing para a descoberta da USS Jellyfish não poderia ser melhor. Em breve, será inaugurado um novo radiotelescópio na Austrália, o Square Kilometer Array (SKA), que, segundo os cientistas, dará uma visão bem mais nítida deste e de outros objetos.

“O SKA será milhares de vezes mais sensível e terá uma resolução muito melhor do que o MWA”, disse a professora Melanie Johnston-Hollitt. “Pode haver muitas outras águas-vivas misteriosas esperando para serem descobertas assim que entrar em operação”, completou a pesquisadora.

Fonte

TÓPICO(S):Edição 276
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251106 WA0005
Cientista revela detalhes de pesquisa ultrassecreta sobre UFOs em Las Vegas (vídeo)
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up