Lamentavelmente, após a noite lunar iniciada em 25 de janeiro, quando a agência espacial chinesa anunciou dificuldades técnicas com o robô Yutu, o contato com o rover não pôde ser retomado. A notíca acaba de ser publicada pela agência de notícias China News. A China tornou-se em 14 de dezembro de 2013 o terceiro país a conseguir realizar um pouso suave na Lua. O último havia sido o da sonda soviética Luna 24 em 1976. Já os americanos visitaram a superfície da Lua pela última vez com a missão Apollo 17, tendo os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt finalizado o Programa Apollo com sua decolagem de 14 de dezembro de 1972.
Uma das possíveis causas para o problema com o Yutu pode ser, de acordo com especialistas, uma falha em um dos painéis solares, que não se dobrou como previsto sobre o mastro de instrumentos. Este último fora dobrado horizontalmente em um receptáculo no rover, a fim de ser mantido aquecido durante a noite lunar. O mastro continha as câmeras a cores e de navegação, bem como a antena de alto ganho utilizada para comunicações com a Terra.
AMBICIOSO PROGRAMA ESPACIAL CHINÊS
Especialistas consultados afirmam que o painel solar não se dobrou sobre os delicados instrumentos possivelmente devido ao acúmulo de poeira lunar, que prejudicou seu mecanismo. Durante a noite lunar, que dura 14 dias terrestres, as temperaturas descem a -180° C. Com o problema e a impossibilidade de comunicação com o Yutu, a missão originalmente planejada de três meses foi prematuramente encerrada.
Nenhuma declaração oficial foi ainda divulgada quanto às causas do problema com o Yutu e a respeito das condições da sonda Chang´e 3. A sonda de pouso estacionária tem uma missão planejada de um ano, devendo investigar a superfície lunar e fazer observações telescópicas da Terra e de corpos celestes. A China já planeja o lançamento da Chang´e $ para 2015 e seu programa espacial tem progredido rapidamente. Uma estação espacial deve ser lançada até o final da década e alguns analistas afirmam que os chineses almejam pousar astronautas na Lua a seguir.
Site da agência espacial chinesa
Rover chinês Yutu tem problemas
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.