O editor A. J. Gevaerd e o co-editor da UFO e Rafael Cury, estão esta semana no Chile, participando da celebração dos 10 anos das Jornadas Ufológicas e de um dos eventos mais destacados da Iberoamérica, num evento internaiconal de grande estilo que está acontecendo pela primeira vez no país. Eles participarão de debates destinados a analisar a problemática dos UFOs no mundo militar.
Com o decorrer da chamada Era Moderna do Fenômeno UFO, muitas iniciativas oficiais se desenvolvem em países distintos, como também operações de acobertamento no âmbito da denominada Guerra Fria.
Na América Latina, países como Chile, Uruguai, Brasil e Argentina, contam com interessantes relatos e evidências em torno deste tema, entrelaçados com o contexto da Segurança Nacional. Ultimamente, o Brasil tem encabeçado uma iniciativa com o objetivo de desclassificar informações oficiais de alguns incidentes significativos, entre os quais se destaca a chamada “Operação Prato”, investigação inédita levada adiante pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A mesma FAB havia efetuado registros de UFOs na Ilha de Colares, relacionados com o fenômeno e realizando uma atividade de investigação nunca antes vista. Por outro lado, o Chile tem registrado incidentes importantes no mundo Aeronáutico e Militar, fato que tem levado o país a possuir uma posição de Estado em torno do tema.
Em dez anos, personagens interessantes, incidentes de grande envergadura e uma evolução notável de registros audiovisuais, têm passado a fazer parte desta nova historiografia do Fenômeno UFO. É por isso que estas Jornadas Internacionais concentram, em dois dias, debates, perfis, teorias e, acima de tudo, convidados de um conhecimento único, que se farão presentes em Viña del Mar nestes dias de conferências do mais alto nível.
Neste evento, a AION entregará algumas homenagens a personalidades que se destacaram de grande forma, que foram os precursores ou que tenham feito história neste tema enigmático. O reconhecimento especial será outorgado a Patrício Varela, comunicador social que por mais de 40 anos, tem divulgado radialmente o tema UFO, sendo sua bagagem comunicacional a base e a motivação para varias gerações de investigadores chilenos, tanto como aos seguidores desta temática. Também será homenageado Martín Chávez, um comunicador da nova saga radial, que desde seu místico programa “La Bailona” da extinta Radio Minería, concentrou uma grande quantidade de rádio-escutas com inúmeros relatos, tendo sem dúvida um extraordinário sucesso ao vivo transmitidos direto de seu programa.
Finalmente, já foi confirmada a participação do homem que, aos 60 anos da Era Moderna dos UFOS, levou ao Chile em noticiário mundial, seu interessante caso: O Suboficial Armando Valdés, o qual também receberá um reconhecimento como sendo o protagonista de um acontecimento de características ufológicas extraordinárias na cordilheira comum de Putre, em abril de 1977.
Um grande convidado: O astrônomo e físico, Carlos Ibáñez, que se caracteriza por sua grande capacidade de comunicar ciência. É autor de uma saga de livros de astronomia e da série televisiva “Inserción luminosa”, além de ser criador da chamada astropoesia. Carlos fará a palestra: “Busca de Planetas Extra-solares e Métodos de Detecção”. No âmbito da defesa, se apresentará o Capitão e piloto do Exército do Chile, Rodrigo Bravo, que fará uma palestra sobre suas teses em torno do mundo aeronáutico e a importância da investigação do Fenômeno UFO nesta área. Seu trabalho é único em seu gênero e reúne inúmeros relatos de incidentes ufológicos de grande interesse.
Da mesma maneira, entre os conferencistas estará o diretor nacional da AION, Rodrigo Fuenzalida, que se concentrará nas implicações do Fenômeno UFO a partir da evidencia audiovisual reunida nos últimos 10 anos, como as possibilidades teóricas em torno da origem dos UFOs, e alguns aspectos do impacto sociológico do Fenômeno UFO na população.
Ademais, o investigador da V Região, Marcelo Moya, apresentará seus últimos trabalhosos realizados na região, com imagens e registros inéditos.
Nesta oportunidade, dois grandes convidados e conferencistas do mais alto prestigio internacional chegarão a esta Jornadas de Ufologia. O primeiro deles é Ademar Gevaerd (Brasil), editor de uma das mais importantes publicações especializadas do mundo, a Revista UFO. Conferencista Internacional, diretor do Internacional UFO Congress de Las Vegas, EE.UU., tem participado em inúmeros documentários especializados para redes de televisão, como a “Discovery” e recentemente, protagonista do documentário do “History Channel” sobre a “Operação Prato”, do Exército Brasileiro, sendo transmitido no mês de janeiro deste ano.
Também virá ao Chile Rafael Cury, presidente da Associação Nacional de Ufólogos do Brasil (ANUB), diretor do Núcleo de Pesquisas Ufológicas e diretor da Publicação Enigmas. Cury ostenta o premio CINDACTA como o melhor conferencista de 2001.
Recentemente, em 2005, uma comissão foi recebida pelo Comando da Aeronáutica em Brasília. O motivo da visita foi a abertura dos arquivos secretos sobre UFOs mantidos pela aeronáutica do Brasil, sendo solicitada pela Comissão Brasileira de Ufología (CBU) presidida por Rafael Cury. Os resultados foram positivos, pois a comissão e a aeronáutica devem publicar em breve estes arquivos.