Desde os arredores de Mercúrio, a sonda Messenger da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), obteve uma foto da Terra e da Lua, a uma distância superior a 180 milhões de quilômetros. A nave procurava pequenos asteróides chamados de vulcanóides, que os cientistas acreditam existir entre Mercúrio e o Sol.
A Messenger percorre uma trajetória pelo Sistema Solar interior, já tendo realizado uma aproximação com a própria Terra, duas passagens por Vênus, e três por Mercúrio. A nave utiliza a técnica do auxílio gravitacional na passagem por esses planetas, a fim de entrar em órbita de Mercúrio em 2011.
Até agora, a única missão a Mercúrio havia sido a da Mariner 10 em 1975, que apenas passou pelo planeta em várias ocasiões. A Messenger, lançada em 03 de agosto de 2004, está equipada com sofisticados equipamentos para analisar a composição química e a geologia do orbe. Além disso, suas câmeras irão revelar detalhes de até 18 m na superfície, e irá examinar regiões nunca vistas pela missão anterior.