Até março próximo, a Revista UFO colocará à disposição de ufólogos de todo o país o primeiro software (programa de computador) projetado para pesquisas ufológicas em todo o mundo. Há mais de 2 anos a Diretoria de UFO vem estudando a viabilidade desse projeto – importantíssimo para ufólogos amadores ou mesmo experientes. Assim, há 6 meses contratou uma equipe de vários profissionais, analistas de sistemas e programadores para conceber este soft como um utilitário capaz de registrar e analisar ocorrências de observação de UFOs e contatos com tripulantes em vários graus.
A princípio, o programa – já batizado de Arquivo UFO – será um aplicativo para DOS, porém com capacidade de ser plenamente executado sob ambiente Windows, inclusive tirando vantagem das potencialidades de integração desse sistema operacional. A versão 2.0 do programa é a que será lançada no mercado, já que a anterior (versão 1.0) foi um protótipo utilizado apenas como teste e examinado por vários ufólogos do Brasil e exterior.
O programa poderá ser executado em praticamente qualquer tipo de computador, mas somente sistemas do tipo AT poderão extrair o máximo de sua performance. “O ideal” – segundo o chefe da equipe que está finalizando o projeto, Ismael Vieira – “para rodar o programa será um computador AT 386, com pelo menos 4 Mb de memória RAM e monitor Super VGA colorido, mas qualquer outro micro também poderá ser usado”. O Arquivo UFO será basicamente um programa integrado, conjugando um banco de dados que será fornecido junto do programa básico (com aproximadamente 500 registros ufológicos no Brasil), um manipulador para o banco de dados, um utilitário para edição de informações e imagens e várias “ferramentas” para que o ufólogo possa não só analisar casos já registrados, mas também incluir os seus.
LANÇAMENTO BREVE – O Arquivo UFO estará disponível aos interessados a partir da segunda quinzena de março, em um total de 300 cópias, que serão oferecidas para os primeiros ufólogos que desejarem tê-lo instalado. A produção do programa deverá, no entanto, ser relativamente lenta, pois se trata de um artigo inédito. Assim, os interessados deverão telefonar à Revista UFO para reservar sua cópia (os pedidos só serão atendidos mediante reserva). O telefone é (067) 384-3921. O custo do programa com o banco de dados e primiras ferramentas ficará entre US$ 80 e 90.
Enquanto prepara o lançamento da versão 2.0 do programa, UFO já estuda o lançamento também de um sistema de banco de dados que, sediado em Campo Grande, poderá ser acessado por todos os possuidores do programa. Os arquivos do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), órgão mantenedor da Revista UFO, já contam com cerca de 12.500 registros ufológicos armazenados em diversos tipos de formatos (desde textos a imagens, filmes in motion e sons). Até o fim do ano, todos esses dados estarão disponíveis aos interessados, que bastarão ter instalado em seus computadores uma placa de modem. O utilitário para conexão será fornecido por UFO (apenas para quem tiver o programa instalado e cópia registrada).