O convite do editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, para que escrevêssemos uma edição da revista UFO Especial sobre a casuística ufológica do litoral paulista, reafirma a importância da região para o histórico da Ufologia Nacional e Mundial. Já faz muito tempo que estranhos objetos voadores não identificados são detectados em cidades do litoral ou sobrevoando a Serra do Mar. Segundo moradores da região, até mesmo casos de pouso de naves e abduções foram e continuam sendo registrados. Os avistamentos, contudo, são as ocorrências mais freqüentes, incluindo a observação de UFOs entrando e saindo do mar, o que demonstra o interesse dos seres que tripulam essas naves por aquele trecho do litoral brasileiro.
Lembro-me perfeitamente do avistamento de UFO mais marcante dos que já tive até hoje. Era noite e estava em frente à minha casa, no Guarujá, jogando futebol com alguns amigos. Sentei-me na calçada para descansar, em dado momento, e quando casualmente olhei para o céu vi um objeto de formato cilíndrico, com uma fileira de janelas iluminadas, que se deslocava silenciosamente deixando um rastro luminoso no céu. Chamei meus amigos, mas alguns trataram logo de dizer que era um foguete, devido ao formato cilíndrico, como se fosse possível um foguete se movimentar na horizontal. Além disso, não havia foguete sendo lançado do litoral de São Paulo! Era de fato uma nave cilíndrica, do tipo charuto, como é popularmente denominada na casuística ufológica.
Foi para registrar e divulgar ocorrências ufológicas como essa e tantas outras mais, que têm se intensificado nos últimos anos, que fundamos em 08 de janeiro de 2000 o Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), que se tornou em pouquíssimo tempo uma das entidades dedicadas à Ufologia mais ativas no Brasil, realizando reuniões mensais, simpósios anuais, pesquisas de campo e vigílias noturnas, além de divulgando informações e estudos no informativo bimestral intitulado Hangar 18. O grupo também se dedica à organização do Prêmio Cindacta, que anualmente homenageia ufólogos e ufófilos que se destacaram ao longo do ano, e à produção dos programas de rádio, Contato UFO, e de TV, Fenômenos e Mistérios. Selecionamos para esta edição de UFO Especial os principais casos registrados no litoral paulista. São ocorrências históricas, que consolidaram a região como referência para os que se dedicam ao estudo sério da ação dos seres extraterrestres em nosso planeta, além de fatos recentes pesquisados pelo GEUBS.
Em destaque, cidades como Cubatão, Ilhabela e Peruíbe, onde a presença dos objetos voadores não identificados é mais intensa e constante. A casuística de Mongaguá também é abordada em matéria do sempre companheiro Cláudio Tsuyoshi Suenaga, mestre em história pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e consultor de UFO. Portanto, leia com atenção e se prepare quando visitar o litoral de São Paulo. Além do azul do mar, das areias brancas e limpas e do verde da Mata Atlântica, você ainda poderá se surpreender com algum fenômeno inusitado. Fique com os olhos sempre atentos ao céu e, caso testemunhe algo inexplicado na região, não hesite em contatar nossa equipe de pesquisadores. O Fenômeno UFO é real. Isso é um fato e contra fatos não existem argumentos!