Os últimos preparativos para o maior evento de Ufologia do Brasil, e um dos maiores organizados no mundo nos últimos tempos, estão sendo finalizados. Nos próximos dias os 22 conferencistas de 10 nações, representando todas as vertentes da pesquisa ufológica, estarão chegando a Foz do Iguaçu para participar, de 27 a 30 de novembro próximos, do VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014). A Revista UFO, que organiza o evento, anunciou que mais de 400 participantes já garantiram suas vagas para o evento, e o prazo final para as inscrições no site oficial, listado abaixo, se encerra na quinta-feira, dia 20.
Algumas das maiores figuras da Ufologia Mundial se apresentarão no UFOZ, e entre os maiores destaques estarão ex-militares que foram protagonistas de impressionantes ocorrências ufológicas. Um deles será o coronel Oscar Santa Maria Huertas, ex-comandante da Força Aérea Peruana (FAP), hoje atuando na aviação civil. Em 11 de abril de 1980, ele foi a principal testemunha do mais importante caso ocorrido em território peruano quando, às 07h15 daquele dia, centenas de pessoas que estavam na Base Aérea de La Joya observaram um objeto circular sobre o local. O radar não captava o intruso e nenhuma tentativa de comunicação com o mesmo foi bem-sucedida.
Ordenou-se então a decolagem de um caça Sukhoi Su-22, fabricado na então União Soviética, para interceptar o UFO, e Santa Maria era o piloto. Rapidamente ele levou seu avião a 2.500 m de altitude, e conforme ordenado acionou os canhões, disparando projéteis de 30 mm contra o objeto estranho. O ataque não teve qualquer efeito e iniciou-se a seguir uma perseguição, porém quando o UFO realizou uma parada brusca, Santa Maria foi obrigado a realizar um desvio a fim de não atingi-lo. As manobras se sucederam ao longo de 22 minutos e o piloto não conseguiu mais proceder a qualquer ação contra o intruso. De fato, ao observar que o objeto era completamente desconhecido, redondo e com 10 m de diâmetro, sem asas ou sistemas visíveis de propulsão, confessou-se aliviado pelo fato de o UFO não haver respondido a seu ataque.
ENCONTROS DE PILOTOS MILITARES COM UFOS SERÃO DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DO UFOZ
Santa Maria retornou para a base com pouco combustível e apresentou um detalhado relatório a seus superiores. Tempos depois passou a divulgar sua impressionante experiência, defendendo também a pesquisa sobre a vida extraterrestre, como fez nas Audiências Públicas sobre Abertura, e no II Fórum Mundial de Contatados. No evento, a Ufologia Sul-Americana terá lugar de destaque, pois outro militar irá apresentar o caso do qual tomou parte, o comandante Héctor Ramón Flores, oficial reformado da Força Aérea Argentina (FAA). A convite da correspondente internacional da Revista UFO, e diretora da Comissão de Estudos do Fenômeno OVNI da Republica Argentina (Cefora), Andrea Simondini, Flores virá ao Brasil para participar do UFOZ.
O incidente aconteceu em 02 de novembro de 1972, sendo considerado um dos mais importantes do país vizinho, e foi estudado a fundo pela FAA. Naquela noite Ramón Flores, na época segundo tenente e instrutor de voo da Gendarmeria Nacional Argentina, realizava um voo de treinamento acompanhado pelo primeiro alferes Alejandro Urs Vogt e do professor de tiro da Gendarmeria Jorge Torrecilla. Por volta das 20h30 observaram um objeto luminoso esférico, que após permanecer aparentemente estático por 30 minutos, passou a acompanhar o avião por outros 12 minutos. Ramón Flores obteve permissão da torre para se aproximar do intruso, mas não somente não foi bem-sucedido como seu aparelho quase sofreu uma colisão por parte do UFO. Autoridades da Gendermeria investigaram o caso, que pela primeira vez será apresentado fora da Argentina.
O VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014) terá uma intensa e variada programação, constituindo-se em um debate do mais alto nível com alguns dos melhores pesquisadores do mundo. O número de vagas está no fim e os interessados devem fazer suas inscrições o quanto antes no site oficial. Ali se encontram todas as informações sobre o evento, agências de viagem, hospedagem e, inclusive, sobre a inscrição independente para participar do exclusivo workshop especial Caso Varginha, Toda a Verdade 18 Anos Depois, apresentado pelo coeditor da Revista UFO Marco Petit. O evento terá outras novidades, como uma seção de debate sobre o programa Data Limite, e também sobre os agroglifos de Santa Catarina.
VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014), Hotel Golden Tulip Internacional, de 27 a 30 de novembro de 2014
Confira abaixo o trailer do III UFOZ 2014:
Visite o site oficial do UFOZ 2014 e inscreva-se
Participe da comunidade do III UFOZ 2014 no Facebook
Página oficial da Força Aérea Argentina (FAA)
Assista à apresentação de Oscar Santa Maria no evento realizado no National Press Club
Casuísticas paulista e mineira e o futuro da Ufologia no UFOZ
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
DVD: Pacote DVDs Contatados 2014
Em maio de 2014, a Ufologia Brasileira parou para assistir a um de seus mais bem sucedidos eventos, o II Fórum Mundial de Contatados, realizado pela Revista UFO em Curitiba. Foi um congresso revolucionário e inédito que reuniu contatados, abduzidos e testemunhas de casos ufológicos de grande impacto de vários países que apresentaram suas extraordinárias experiências à plateia de mais de 500 pessoas. Tudo o que foi apresentado no II Fórum Mundial de Contatados está neste pacote, com 6 discos oferecidos em um box luxuoso, com um total de mais de 20 horas de atividades em que estão todas as 15 conferências e ainda o workshop especial do abduzido norte-americano Travis Walton.