Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: \’A cidade mais visitada do universo\’
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > \’A cidade mais visitada do universo\’
Artigos

\’A cidade mais visitada do universo\’

É assim que a Varginha pretende aproveitar o caso que a deixou famosa para atrair turistas e negócios

Ultima atualização: 1 de junho de 2004 19:22
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!
4301fd4a958e9e39651e266c2a270f9a1528805965
?O Caso Varginha é um dos episódios ufológicos mais importantes que existe e, além de ser um fato científico, é um excelente motivo turístico?, declara o empresário Sandro Mendes Pereira
Créditos: ARQUIVO UFO

Poucos lugares em todo o mundo têm a fama de Varginha, uma progressista cidade de 130 mil habitantes, no sul de Minas Gerais. Vários outdoors no município e cartazes da própria Prefeitura Municipal usam, com muita propriedade, o slogan “A cidade mais visitada do universo”. Não é para menos. Varginha se tornou mundialmente conhecida após a captura, em 20 de janeiro de 1996, de duas criaturas desconhecidas e possivelmente alienígenas, pela polícia e pelo Exército. Um fato semelhante a esse só foi registrado em Roswell, minúscula cidade de 30 mil habitantes do Estado do Novo México, nos Estados Unidos, em julho de 1947. Em razão das semelhanças, e sem nenhuma pretensão infundada, o Caso Varginha é considerado internacionalmente como uma espécie de “Caso Roswell brasileiro”.

Mas as semelhanças entre os episódios de Minas e do Novo México acabam por aí. Enquanto este último ocorreu há 57 anos, o de Varginha tem apenas 8 anos. Ao passo que o caso norte-americano não tem, hoje, nenhuma testemunha viva para dar novos depoimentos e confirmações do ocorrido, o caso mineiro conta com mais de 80, diretas e de primeiríssima mão. São pessoas que observaram e até participaram das operações que culminaram com a captura, tratamento médico, remoção às escondidas e transferência dos corpos de hospital a hospital, e de lá para uma universidade paulista [Veja texto nesta edição]. Mas o ponto mais divergente entre ambos os casos, e que mais vantagens dá ao “nosso”, é o fato de que a queda de um UFO em Roswell só foi pesquisada a partir dos anos 70 – mais de duas décadas após o ocorrido –, e ainda assim quase acidentalmente. Enquanto, isso o Caso Varginha começou a ser investigado imediatamente, apenas um dia após registrado.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Monumento aos UFOs — Varginha respira Ufologia 24 horas por dia. Lá, acaba de ser construído, em pleno centro da cidade, um monumento aos discos voadores único no mundo. Trata-se de um símbolo para caracterizá-la como o local onde se deu um dos mais extraordinários casos da Ufologia de todos os tempos. O monumento, de quase 20 m de diâmetro e instalado no alto de uma torre de cerca de 18 m de altura, é uma enorme construção em formato discóide. A idéia é da administração pública atual, que tem à frente o dentista Mauro Tadeu Teixeira. Apesar dele não ter sido o governante municipal na época em que o caso ocorreu – aquele que era quase nada fez para ressaltar o fato –, Teixeira tem se esforçado para que o episódio não seja esquecido e até, de maneira muito positiva, seja aproveitado pela municipalidade como importante atrativo turístico, notabilizando este importante evento ufológico através de marcos, memoriais, estátuas e outras obras.

crédito: ARQUIVO UFO

Boneco de ET em frente o Centro Municipal de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Na outra página, o monumento aos UFOs no centro de Varginha

Boneco de ET em frente o Centro Municipal de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Na outra página, o monumento aos UFOs no centro de Varginha

“O Caso Varginha é um dos episódios ufológicos mais importantes que existe e, além de ser um fato científico, é um excelente motivo turístico”, declara o empresário Sandro Mendes Pereira, que construiu na cidade o Hotel Caminhos do Sul e, em seu interior, o Restaurante UFOs – o primeiro do mundo com inspiração nos discos voadores. Em seu cardápio constam pratos originais, batizados com nomes de estrelas, galáxias, casos ufológicos e mesmo de pesquisadores. O “Filé a Ubirajara”, por exemplo, é uma bela e justa homenagem ao advogado e professor universitário local Ubirajara Franco Rodrigues, veterano da Ufologia que descobriu e pesquisou o caso. Pereira promete incrementar o cardápio de seu movimentado restaurante incorporando novos pratos para homenagear outros ufólogos. Apesar de ter menos de dois anos de existência, seu estabelecimento é uma das atrações mais visitadas de Varginha. “Quem vai à Varginha não pode deixar de conhecer o Restaurante UFOs, um ponto turístico obrigatório”, declarou Wallacy Albino, ufólogo paulista.

Projetos —
Há ainda muitos projetos na cidade celebrando o Caso Varginha, alguns prontos, outros aguardando a parceria de empresas de vários setores para serem efetivados. Entre eles está a construção de um memorial que contará com fotos,painéis, exposição de vídeos, estátuas e bonecos em tamanho natural, ilustrando as principais cenas do caso. A abertura está prevista para julho e a exposição será instalada no Clube Paiquerê, um restaurante desativado localizado dentro do zoológico municipal, palco de uma das etapas do Caso Varginha. O dono da idéia é o secretário municipal de Esportes e Turismo, Sebastião Mendonça, um dos varginhenses que acha que o turismo no município precisa ser incentivado aproveitando-se a repercussão que o caso recebeu em todo o Brasil e exterior. “Para Varginha, o caso é muito importante. A cidade sempre foi muito conhecida nos meios empresariais e do café, pois está numa das maiores regiões produtoras do grão no país. Mas, depois de 1996, o município ficou inesperadamente famoso porque as pessoas, em todas as partes do mundo, imediatamente ligam seu nome ao acontecimento ufológico”, diz Mendonça.

Assunto relacionado:  Reabrindo o Caso Varginha

Mega Evento — Ele é uma das autoridades que busca tirar bom proveito de tal notoriedade, tentando entusiasmar aquela parte dos moradores que ainda não vêem com bons olhos o Caso Varginha. Ele e o prefeito Teixeira – que, quando assumiu a prefeitura para o mandato vigente, anunciou que não iria medir esforços para que o caso permanecesse na memória da cidade – há tempos sonham com a realização, no município, de um grandioso evento ufológico, aberto à população e que atraia pessoas de todo o Brasil. “Como o caso ocorreu aqui, sempre pensamos em organizar um evento que esclareça aos habitantes o que é a Ufologia, sua importância e a necessidade de se conhecer essa questão dos objetos voadores não identificados de maneira aprofundada”, declara Mendonça. Assim, em 10 de maio passado, convocou o advogado varginhense Ubirajara e o empresário Pereira, e junto do prefeito municipal promoveu uma reunião com o editor da Revista Ufo, na qual foram definidas as bases e a data de realização de um mega evento ufológico na cidade.

“O caso agora está recebendo a devida atenção por parte das autoridades municipais, que se sensibilizaram com a importância da ocorrência não somente para o município, mas para o Brasil”, declarou Ubirajara, que editou, em setembro de 2001, através da Coleção Biblioteca Ufo, mantida por esta public
ação, o livro O Caso Varginha . Sua obra relata pormenorizadamente a ocorrência. Como se sabe, também partiu dele a convocação, feita nos dias seguintes ao fato, da comunidade ufológica nacional e de toda a imprensa para registrar o caso, impedindo assim as tentativas do Exército de mantê-lo sob sigilo. Não tivesse sido a imediata e eficaz ação do ufólogo, possivelmente o Caso Varginha jamais teria sido conhecido em todo o mundo.

Assunto relacionado:  Varginha: Respostas omitidas

A idéia do evento no município animou empresários locais, imprensa, funcionários da Prefeitura e, principalmente, os ufólogos brasileiros. De 19 a 22 de agosto, mais de 20 conferencistas se revezarão no belíssimo Teatro Capitólio, pertencente à Prefeitura, e apresentarão ao público varginhense e de todo o Brasil o que há de mais importante e recente no campo ufológico. Será o 1º Congresso Internacional de Ufologia de Varginha, ou 1º UFO Minas. Apenas e tão somente no que se refere à divulgação do caso que ocorreu em suas terras é que Roswell tinha alguma vantagem sobre Varginha, pois lá, desde 1984, são realizados eventos anuais para se recordar o incidente e discutir Ufologia. Agora, com a intenção da prefeitura municipal, respaldada por uma parceria celebrada com a Revista Ufo, várias entidades ufológicas de peso, isso também poderá mudar rapidamente. Entre os parceiros na realização do congresso estão o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU) e Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU), além de alguns empresários locais – entre eles o proprietário do Restaurante UFOs, que também tem um projeto ufológico em São Thomé das Letras.

Cidade Mais Visitada — As recentes iniciativas da prefeitura petista de Varginha, com a construção do monumento central e a realização do I UFO Minas, não são as únicas. “Temos que aproveitar bem o slogan Varginha, a cidade mais visitada do universo”, afirma Mendonça, referindo-se à frase que causa impacto, surpresa e curiosidade, além de sedimentar a idéia de tornar o município um ponto turístico. “Mas vamos fazer isso com a seriedade que o assunto exige”, acrescenta. Por sua determinação, a Revista Ufo convocou alguns dos mais destacados ufólogos brasileiros para se apresentarem no evento do fim de agosto [Veja anúncio nesta edição]. O I UFO Minas não pretende centralizar suas atividades em torno do Caso Varginha. O episódio certamente será esmiuçado na ocasião, numa tarefa já destinada ao co-editor Marco Antonio Petit, inclusive com apresentação de fatos inéditos até mesmo para a população local. No evento também serão abordados outros casos importantes do sul de Minas, em palestras a cargo de pesquisadores da terra [Veja anúncio nesta edição].

Em recente conversa com Ubirajara Rodrigues, o prefeito Teixeira mostrou-se interessado pela problemática ufológica. “Conversei com várias testemunhas do Caso Varginha e pude atestar a seriedade e a sinceridade delas. Na época, mesmo não estando à frente da prefeitura, pude notar que algo muito importante estava acontecendo”, disse. Para ele, é importante que não somente o caso seja mais conhecido, mas também a Ufologia em geral. “As autoridades militares negaram o fato na ocasião. Disseram que eram operações de rotina, mas nós sabemos que não podiam ser. Nossa intenção agora é deixar à disposição do público e das pessoas interessadas, informações que possam servir para a pesquisa desse evento importante que ocorreu na cidade”, concluiu. Estando Varginha a apenas 30 km da vizinha Três Corações, onde está localizada a Escola de Sargentos das Armas (ESA), à qual pertenciam os militares que capturaram os supostos ETs, é bem provável que o I UFO Minas desperte também a atenção dos tricordianos, que alimentam uma rivalidade com os varginhenses.

crédito: ARQUIVO UFO

Escola pública de Varginha em formato de nave espacial, e os pontos de ônibus da cidade, que parecem discos voadore

Escola pública de Varginha em formato de nave espacial, e os pontos de ônibus da cidade, que parecem discos voadore

Todo o Estado de Minas Gerais é considerado um verdadeiro “celeiro de casos ufológicos”, como já se referiram a ele vários ufólogos internacionais. O sul de Minas, em especial, parece ser dotado de algo muito atrativo para os discos voadores, já que o número de ocorrências lá registradas é espantoso. Uma simples conversa com moradores de localidades como Alfenas, Pouso Alegre, Monsenhor Paulo e outras da região, é capaz de revelar impressionantes fatos. Mas é em Varginha que eles se concentram, e é lá onde o mais importante caso de nossa Ufologia ocorreu. Nada mais natural, então, que as autoridades municipais explorem de maneira responsável essa característica incomum da cidade, e uma das formas mais inteligentes é justamente a realização do I UFO Minas. “Nossa intenção é de que o evento seja realizado todos os anos, mesmo em outras administrações que venham a nos suceder”, declara o secretário Mendonça. Se depender da colaboração dos ufólogos brasileiros, ele pode ficar tranquilo.

Assunto relacionado:  Revelações inéditas sobre Varginha

Um centro de exposições ufológicas inédito no Brasil

Pouquíssimos empresários brasileiros têm a visão de que a Ufologia é algo comercialmente viável, como qualquer outro negócio, se tocado com responsabilidade e seriedade. A exploração do assunto, apesar do puritanismo de alguns ufólogos, é algo sendo feito em quase todo o mundo, com muito mais ênfase nos Estados Unidos. No Brasil, as iniciativas na área são tímidas. Mas isso parece estar mudando. O empresário mineiro Sandro Mendes Pereira é um dos que acreditam na exploração racional da intensa atividade ufológica de seu Estado. Não somente construiu um hotel em Varginha – o Caminhos do Sul – em que há um “restaurante ufológico”, como também está finalizando as obras do Centro de Exposição Ufológica de São Thomé das Letras (CEUST), outra cidade turística de Minas Gerais.

São Thomé é um destino procurado o ano inteiro por buscadores de todos os tipos, de esotéricos a ufólogos. A apenas 70 km de Varginha, tem também uma rica e diversificada casuística ufológica e abriga recursos naturais extraordinários, cachoeiras, penhascos e muita natureza. Lá, numa propriedade ao lado da lendária Pedra das Bruxas, ponto mais alto do mun
icípio, está sendo construído o Centro de Exposição Ufológica, numa propriedade de 1.200 m2. O local conterá amostra de fotos e ilustrações de casos de UFOs em todo o mundo, gráficos e informações detalhadas sobre as manobras de discos voadores, maquetes, bonecos de seres extraterrestres, recriações de casos clássicos etc. Boa parte do trabalho foi designado ao artista plástico Ronildo Prudente, conhecido em toda a região.

“Queremos que o turista que venha se divertir ou descansar em São Thomé das Letras saiba que essa é uma região rica em casos de discos voadores, e saia de lá mais informado sobre esses fatos”, afirma Pereira, que está investindo mais de R$ 50 mil na construção. A idéia vem recebendo forte acolhida dos moradores e dos pequenos empresários do município, pois irá catalisar mais turistas e fazê-los permanecer mais tempo no local. “Se ir para São Thomé descansar já é um excelente programa, imagina poder visitar um centro de exposições de UFOs?”, exclama Afonso Siqueira, habitual freqüentador do local. Informações sobre o Centro de Exposição Ufológica podem ser encontradas no site: www.valedosextraterrestres.com.br.

TÓPICO(S):Edição 100
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up