Os cientistas têm várias maneiras de continuar a procurar civilizações alienígenas avançadas em nossa galáxia, uma delas é procurar evidências da existência de tecnologias avançadas
Mas os autores de um novo estudo publicado no The Astrophysical Journal acreditam que esta não é a melhor maneira de procurar alienígenas. Pesquisadores acreditam que, à medida que qualquer civilização se desenvolve tecnologicamente, suas necessidades energéticas aumentam significativamente. Isso significa que civilizações alienígenas em potencial que atingiram um alto nível de desenvolvimento começarão a construir estruturas enormes para receber toda a luz de sua estrela, que pode ser convertida em energia.
Isso pode ser feito construindo uma chamada esfera de Dyson ao redor de uma estrela, ou construindo uma enorme matriz de painéis solares na superfície do planeta. Os autores de um novo estudo acreditam que é possível que civilizações extraterrestres não precisem de tanta energia em um alto nível de desenvolvimento tecnológico.
Segundo os cientistas, mesmo quando a população da Terra atingir, por exemplo, 30 bilhões de pessoas, e a maioria das pessoas tiver um alto padrão de vida, e a única fonte de energia for a luz do Sol, a humanidade ainda usará muito menos energia do que toda a luz da nossa estrela fornece.
Eles dizem que, para detectar painéis solares em um planeta semelhante à Terra em um raio de 30 anos-luz de nós, eles precisam cobrir pelo menos 23% de sua superfície. Neste caso, eles produzirão enormes quantidades de energia, que provavelmente excederão as necessidades da civilização extraterrestre. Os autores acreditam que os alienígenas não gastarão dinheiro em projetos tão caros.
Cientistas acreditam que uma civilização avançada também pode não usar esferas de Dyson, porque tais tecnologias podem já estar desatualizadas em um alto nível de desenvolvimento da civilização. Muito provavelmente, alienígenas usarão a energia da fusão termonuclear ou inventarão outras maneiras mais eficientes de obter energia do que coletar luz estelar.
Com base nisso, os autores sugerem que uma civilização alienígena pode sobreviver e atingir um alto nível de desenvolvimento usando apenas uma parte da quantidade total de energia que sua estrela natal produz.
Portanto, os alienígenas muito provavelmente não buscarão expandir constantemente sua presença por toda a galáxia. Os alienígenas podem colonizar seu sistema planetário e possivelmente um sistema planetário próximo. Portanto, civilizações em toda a galáxia podem não existir, dizem os cientistas.