O QUE VEM POR ÚLTIMO – Como nossa revista é feita sempre com antecedência de 30-40 dias com relação ao seu lançamento em bancas e entre assinantes, reservaremos esta página, a última de cada edição, para notícias de última hora, que não podem esperar para entrar num próximo número de UFO e nem chegaram a tempo de entrar nesta edição.
EM CURITIBA, CONGRESSO DISCUTE UFOS PELA 4ª VEZ
Curitiba foi a sede do 4º Congresso Brasileiro de Ufologia Científica, mais um evento desta série única no Brasil no gênero mais “ortodoxo” da Ufologia, promovido pelo Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), com o apoio da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB). O evento foi capitaneado por Rafael Cury, presidente do NPU e atual presidente também da ANUB, e conhecido nacionalmente por ter, em menos de 3 anos, realizado por volta de 20 eventos em Curitiba, reunindo, ao todo, alguns milhares de pessoas.
Entre os conferencistas presentes estavam Carlos Vieira Gonçalves (Grupo GUSG), Adilson Machado (Realidade Fantástica e revista Planeta), Paulo Kronemberger (Grupo UFO), Lúcio Manfredi (CPDV/SP), Álvaro Fernandes (Associação de Parapsicologia de S. J. do Rio Preto), Jaime Lauda (CPDV/PR), Ney Mathiel Pires (da SBEDV), Ademar Eugênio de Mello (CPDV/SP), Romio Cury (vice-presidente do NPU e ANUB), Oswaldo Cardoso (IMPARPACI), Alcides Cores (astrônomo), Wilson Pilder (parapsicólogo), A. J. Gevaerd (Revista UFO), entre outros.
Os temas abordados durante os três dias do evento, de 1 a 3 de abril último, foram os mais variados, indo desde uma belíssima apresentação sobre contatos com UFOs no Rio Grande do Sul até pesquisas de graus elevados em contatos ufológicos, além de temas como hipnose regressiva na pesquisa ufológica, contatos e intercâmbio com entidades extraterrestres e um resumo do livro best-seller na Espanha, Operação Cavalo de Tróia, de J. J. Benitez.
Mas um dos pontos-altos do 4º Congresso Brasileiro de Ufologja Científica foi a reunião entre os ufólogos conferencistas e espectadores para se definir as novas linhas sobre as quais se reestruturará a ANUB, a Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil, grande sonho de toda a classe dedicada ao assunto.
UNIR PARA CRESCER – Há cerca de seis meses a presidência da ANUB foi passada par A. J. Gevaerd à Rafael Cury, como prática normal de revezamento no exercício de tal cargo, que teve anteriormente como titulares os ufólogos Jaime Lauda, Adilson Machado e Claudeir Covo. Como ainda não há significativo volume de adesões dos ufólogos brasileiros à iniciativa criada em 1983, a ANUB tem recebido diversificado tratamento ao longo de sua existência, tendo-se formado uma Diretoria provisória, que vem se alternando ano-a-ano, e Representações nos estados.
Com a posse de Rafael Cury à frente da entidade, a ANUB tem tido, desde setembro último, oportunidade de trabalhar condizentemente com a proposta sob a qual foi criada. Entre seus objetivos, agora sendo cumpridos por Cury, a ANUB pretende contatar nos próximos meses todas as organizações brasileiras de pesquisas e os ufólogos individuais atualmente em atividades. Com essa verdadeira mobilização, surgirá a 2ª etapa prevista para reestruturação da ANUB, que é a eleição definitiva de seus Estatutos e regulamentos, a eleição de uma primeira Diretoria efetiva e a criação de metodologia de trabalho em todo o Brasil.
A tarefa, no entanto, não é simples, se considerarmos que a Ufologia Brasileira agrega grupos e ufólogos individuais que têm linhas de pesquisas e/ou tratamento do Fenômeno UFO (para não citar também posicionamentos pessoais) totalmente distintas e até antagônicas entre si, faltando, ainda, uma boa dose de cordialidade mútua em muitos de seus setores. Mas, é opinião dos ufólogos presentes à reunião de reestruturação da ANUB, que “é preciso imediatamente que se deixe as diferença internas de lado e se passe logo para a solidificação da prática da pesquisa ufológica no país.”
A Revista UFO decidiu unir-se à causa da ANUB e passará a publicar, mensalmente, uma seção dedicada à tratar de seu funcionamento e prestar informações gerais aos nossos leitores. Mas, desde já, os interessados em ingressar na ANUB podem fazê-lo escrevendo para o endereço abaixo (favor anexar selos para resposta). A entidade é aberta a participação de grupos, ufólogos, ufófilos, interessados e demais pessoas que façam parte da chamada Comunidade Ufológica Brasileira.
NA AUSTRÁLIA, OBSERVAÇÃO DE UFOS AGITAM O PAÍS
UM CONTATO EXCEPCIONAL – Desde o princípio de fevereiro deste ano começaram a chegar as notícias do já famoso caso Mondrabila, ocorrido na Austrália em 20 de janeiro e que envolveu várias pessoas, contatos múltiplos e isolados com UFOs, evidências físicas de todos os tipos, interferência em veículos e outras particularidades do Fenômeno UFO, mas com uma diferença: tudo isso aconteceu num único caso, o que é relativamente raro.
Agora, em 10 de abril, recebemos a release sobre a ocorrência com detalhes finais do pesquisador americano Antonio Huneeus, representante do CPDV em Nova Iorque e integrante do ICUFON. À sua apresentação deste caso excepcional juntamos relatórios preliminares recebidos diretamente de nossos correspondentes na Austrália, Vladimir Godic e Keith Basterfied, ambos da revista UFO Research Australia Newsletter (ver seção Publicações), que pesquisaram pessoalmente o Caso Mondrabila.
Segundo nossas fontes, o ponto alto de toda a ocorrência foi quando um UFO em formato ovóide fixou-se na capota de um carro que transportava várias pessoas, levantando-o e posteriormente arremessando-o contra o solo, provocando estouro de pneus e outras avarias. Entre os passos desta manobra, o UFO despejou uma substância suja e negra que cobriu o veículo. Maiores informações e a transcrição completa da pesquisa sobre a ocorrência serão publicados em nossa próxima edição.