A Nasa, agência espacial americana, anunciou que vai tentar lançar o ônibus espacial Discovery na próxima terça-feira (26). A data é considerada provisória já que os engenheiros continuam trabalhando para consertar o problema que causou o adiamento da missão no último dia 13. Na ocasião, engenheiros detectaram uma falha num sensor do tanque de combustível apenas duras horas antes do horário previsto para a saída do Discovery.
Desde então, a administração da Nasa adiou algumas vezes a data de uma nova tentativa, inicialmente jogando-a para o sábado seguinte, depois para domingo e finalmente, para quase duas semanas após a primeira tentativa de julho. Antes disso, a agência espacial já havia cancelado um lançamento em maio. A agência espacial está sendo especialmente cautelosa quanto a essa missão, que é a primeira de um ônibus espacial desde o acidente com o Columbia, que matou os sete astronautas a bordo em fevereiro de 2003.
A tragédia levou a Nasa a fazer uma série de mudanças no funcionamento do ônibus espacial, embora a própria Nasa reconheça que é impossível eliminar todos os riscos. A Nasa tem até o dia 31 para aproveitar a chamada janela de oportunidade de julho, conjunto de condições favoráveis ao lançamento, incluindo a localização da Estação Espacial Internacional no espaço. Depois disso, uma outra “janela” só se abrirá em setembro.