De acordo com o doutor Colin Andrews que estudou círculos nas plantações por 17 anos, aproximadamente 20% são causados por alterações no campo magnético da terra – o solo é sintético. Pensa que um deslocamento misterioso no campo eletromagnético cria uma corrente que aplaine as colheitas em seu trajeto. É plausível? “Sim, é uma teoria agradável”, afirma George Bishop, pesquisador do Centro de Estudos dos Círculos Ingleses (Centre for Crop Circle Studies). O doutor Andrews, diz que todos os círculos mais simples são hoaxes [Falsos]. Essa teoria poderia explicar porque há interferência de microfones e do equipamento de gravação nos locais onde apareceram os desenhos, diz. Uma vez, um grupo da BBC teve dificultada a gravação num local desses. “Se os círculos são formados por movimentos eletromagnéticos, pode haver uma carga residual de energia”, revela Bishop. Mas não pense que a nova teoria é a palavra final: “não explica porque freqüentemente os nós das plantas incharam até 200 vezes o tamanho original”. Pode ser que as correntes magnéticas possam trabalhar associadas com outros fatores ambientais, conduzidos possivelmente através da água no ar, tal como a névoa, umidade ou bolsas subterrâneas da água. Leia abaixo alguns questionamentos feitos pela BBC de Londres a Bishop sobre o assunto.
Os círculos nas plantações ocorrem somente na Inglaterra? Bishop — Não. Os crop circles aparecem em todo mundo, em gramados rasteiros e em campos de plantação.
Por que a maioria fica em Wiltshire, no sul da Inglaterra? Bishop — Além de ser uma área repleta de mistérios antigos, este é o lugar onde os hoaxers são os mais ativos, e onde a maioria dos entusiastas vão visitar. Existem muito mais círculos em outras partes do país e passam despercebidos no mundo e não são assuntos de jornais, diz Bishop. Noventa por cento – e em certos anos, 98% – dos círculos no Reino Unido aparecem ao longo da linha do aqüífero, que é uma camada de rocha capaz de prender a água e existe entre Dorset a Norfolk. Um dos relatórios mais recente, reporta a Lyon em 815 a.C., e uma pintura em madeira datada do século 16, onde representa o diabo em um campo específico. Os antigos círculos de pedra [Conhecidos também como stone circles] de Wiltshire, que incluem Stonehenge e Avebury, poderiam ter sido construídos circundando os locais da colheita da época.
Pode dizer sobre outras teorias, aliens, por exemplo? Bishop — Os Ets são uma obsessão nos dias modernos, os círculos foram atribuídos assombrosamente aos homens verdes baixinhos – como mensagens, ou a marca da impressão da aterragem de UFOs nos campos. As pessoas costumam relacionar os círculos ingleses e tudo que o envolvem a seus interesses pessoais. Antes o povo pensava que eram as bruxas e fadas. Quer dizer que sempre atribuíram a seres não humanos. Hoje, as pessoas pensam que pode ser poluição eletromagnética, causada pela proliferação das ondas de rádio, telefones móveis etc.
Mas não explicaria os círculos do passado? Bishop — Pode ser que jorre para a terra que possui estas linhas de energia, e ao jorrar cria alguma sorte de corrente quando estas linhas se cruzam com os campos magnéticos.
E sobre as teorias das alterações atmosféricas? Bishop — Os mini-furacões são improváveis criar tal intricado e os padrões simétricos perfeitos. Nós sabemos que os torvelinhos não são estáticos, giram ao redor de si mesmo. Mas isto que você pode garantir os círculos voltarão outra vez a cada ano.
Saiba mais: