Fevereiro foi um dos meses mais agitados dos últimos tempos para a Ufologia Mundial. Além de congressos regionais em vários países e também do inusitado encontro de ufólogos na Convenção Anual da Nação Islã, em Chicago, realizou-se na cidade de Phoenix, Arizona, a vigésima edição do International UFO Congress and Film Festival, um evento que a cada ano reúne mais pesquisadores de grosso calibre de todo o planeta. Desta vez, em sintonia com o que está acontecendo no cenário internacional, a tônica do evento foi a abertura ufológica global.
Promovido pela revista Open Minds, recém criada nos Estados Unidos pelo empresário John Rao, o congresso foi realizado no Radisson Fort McDowell Resort and Casino, de 23 a 27 de fevereiro. Tradicionalmente, além de palestras que duram o dia todo, o evento ainda conta com um festival de filmes em que documentários ufológicos são apresentados e os melhores são escolhidos pelo público e um corpo de jurados — neste ano, entre os vencedores está a produção The Enigma of Flying Spheres [O Enigma das Sondas Ufológicas], da empresa italiana Studio3 TV, que em breve será lançada no Brasil pela coleção Videoteca UFO.
Entre os conferencistas presentes, quase três dúzias de renomados ufólogos de diversos países deram sua mensagem sobre a presença alienígena na Terra, o iminente contato com outras espécies cósmicas e, naturalmente, a necessidade de abertura global e imediata da verdade sobre os discos voadores por parte de governos, militares, instituições científicas e religiosas. “Estamos vivendo um momento especial para a humanidade, em que é chegada a hora de uma revelação formal de que estamos sendo visitados e observados por seres mais avançados”, declarou o ex-ministro de Defesa do Canadá Paul Hellyer, presente em Phoenix.
É chegada a hora de mudanças
Durante os cinco dias de duração do International UFO Congress and Film Festival, um público que chegou a 1.200 pessoas — recorde recente nos EUA — pôde assistir a personalidades como John Alexander, Barbara Lamb, Lloyd Pye, Stanton Friedman, Richard Dolan, George Filer, Carol Rosin, Daniel Sheehan, Nancy Talbot, Antonio Huneeus, Jim Marrs e Travis Walton, entre outros. Do Brasil, este editor compareceu e fez sua conferência sobre o processo de abertura iniciado pelas Forças Armadas Brasileiras. Um destaque absoluto foi para o ex-sargento Bob Dean, que mesmo com mais de 90 anos ainda freqüenta congressos e emociona platéias.