A sonda Opportunity recebeu a ordem de entrar na cratera Victoria de Marte, dois meses após ficar parada pelas tempestades de pó, informa o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL). A Agência Espacial Norte-Americana comunicou que a Opportunity descerá cerca de três metros no interior do buraco.
Segundo os cientistas do JPL, a cratera Victoria, com um diâmetro de cerca de 800 metros, tem em suas paredes o que poderiam ser início da interação da atmosfera marciana com a superfície do planeta há milhões de anos, quando essa atmosfera era diferente da que existe hoje. A Spirit, sonda “gêmea” da Opportunity, alcançou no dia 5 de setembro uma região plana chamada Home Plate, na qual os cientistas pretendem estudar indícios de uma mistura explosiva de lava e de água que houve no planeta em seu passado remoto.
As tempestades de pó verificadas no planeta em julho bloquearam os painéis solares dos dois aparelhos. Os engenheiros da Nasa se viram obrigados a interromper as atividades e reduzir as comunicações com a Terra para economizar energia. Os veículos de seis rodas independentes permaneceram por mais de 43 meses sobre a superfície marciana e, apesar de só terem recebido três meses de vida útil, “estão prontos para continuar seu trabalho em Marte”, declarou Alan Stern, um dos diretores da missão.
Durante seus mais de três anos de trabalho em Marte, os veículos ajudaram a constatar que o planeta abrigou água em seu passado remoto, analisando sua geologia e atmosfera. Eles enviaram mais de 150 mil fotos para os cientistas da Nasa.