O fundador da loja virtual Amazon.com está procurando engenheiros para sua empresa aeroespacial, que até então vinha envolta em segredos. Quebrando um longo silêncio sobre sua operação no Texas, Bezos publicou, na internet, fotos e vídeos do teste de uma nave espacial reutilizável.
“Estamos trabalhando, com paciência e gradualmente, para reduzir o custo do vôo espacial, de forma que mais pessoas possam pagar para ir e nós, seres humanos, possamos explorar melhor o Sistema Solar”, diz a nota publicada por Bezos no site da companhia, chamada Blue Origin.
As imagens, cuja publicação data de terça-feira, dia 2, mostra um veículo em forma de cone com quatro pernas metálicas, que lembra os modelos de nave usados nos velhos filmes de ficção científica dos anos 50. Segundo a Blue Origin, o aparelho foi lançado a uma altitude de 86 metros e pousou sobre as próprias pernas.
Segundo Bezos, o veículo, chamado Goddard, foi lançado em 13 de novembro e representa o primeiro passo em um programa batizado de New Shepard, “com decolagem vertical e pouso vertical de um veículo projetado para levar um pequeno número de astronautas a uma viagem suborbital ao espaço”.
“Goddard” provavelmente é uma homenagem a Robert Goddard, um dos pais da idéia do uso de foguetes para viagens ao espaço. Alan Shepard foi o primeiro americano a chegar ao espaço, num vôo suborbital, em 1961.
A mensagem de Bezos inclui um pedido por “um engenheiro aeroespacial experiente que trabalhe duro, seja talentoso e saiba atuar em grupo”, e por “engenheiros de propulsão experientes e engenheiros de turbomáquinas experientes”.
A Blue Origin pretende realizar vôos de teste cada vez mais ambiciosos pelos próximos três anos, com as viagens comerciais iniciando-se em 2010.