por Roger Velasco (estagiário), 17/12/2014, 08h58 – edição revisada de Pedro de Campos
O Ponto de Vista recebeu nesta quarta-feira (17), Pedro de Campos, ufólogo, consultor da revista UFO e autor de pelo menos cinco livros sobre Ufologia, tema que estuda todas as hipóteses, evidências e registros de UFOs – Unidentified Flying Objects, também conhecidos como OVNIs – Objetos Voadores Não Identificados.
No primeiro bloco, o convidado menciona o fenômeno conhecido como “Caso Roswell”, ocorrido no deserto do Novo México, Estados Unidos, em 1947. O caso veio à tona pelos relatos de William \”Mac\” Brazel, administrador de um rancho perto da cidade de Roswell, que registrou queixa ao xerife George Wilcox, do condado de Chavez, dizendo ter encontrado em suas terras destroços de um objeto acidentado. Os militares de inteligência da Base Aérea de Roswell recolheram os destroços, identificando-os como de um disco voador. No dia seguinte, os jornais deram a manchete. Para Campos, os vestígios supostamente provindos de alguma outra civilização foram estudados pelos militares norte-americanos, não se tratando de fraude nem invenção do homem. “Existe sim vida em outro planeta”, afirma.
Campos comenta que existe teoria científica para os fenômenos extraterrestres, os quais são divididos pelo grau de contato ocorrido. O contato de 1º grau seria feito à distância, enquanto que o contato de 2º grau ocorreria na proximidade do solo, deixando marcas no terreno, na vegetação e, às vezes, queimadura em pessoas e animais.
Diferentemente de outros países como Chile, Uruguai, Peru e Argentina que, segundo o ufólogo, possuem órgãos oficiais que estudam os UFOs, o Brasil ainda trabalha destoante da modernidade e a pesquisa dos ufólogos nacionais enfrenta grande dificuldade para obter documentos oficiais sobre os objetos voadores que provocam os fenômenos.
Diante dos fatos, Campos relembra a aparição de um OVNI na região do Jardim Vila Galvão, em Guarulhos, em 02 de outubro de 2014, às 02h25 da manhã. O objeto em formato circular foi avistado e fotografado sobrevoando o local, a um metro do poste de luz, e foi divulgado no site da revista UFO pelo convidado.
[NOTA do entrevistado. Acabamos de receber o e-mail do leitor Michel Candido Frade: \”Bom dia Pedro, desculpe se estou comentando em local errado, mas foi o único modo que consegui de contatá-lo. Gostaria de perguntar se o senhor tem conhecimento de algum avistamento na cidade de Guarulhos no dia 19/11/2014. Eu estava voltando da faculdade, por volta das 20h00, e estava passando pela rua Independência, no bairro Vila Galvão, quando avistei uma luz muito forte, de cor branca e num padrão de voo muito incomum, não pude identificar como sendo avião e tão pouco helicóptero. Ao chegar próximo de casa encontrei um grupo de pessoas comentando sobre a mesma luz que eu tinha visto. Infelizmente meu celular é muito limitado e não pude fazer filmagem nem fotografia, mas fica aqui o registro\”. E você, caro leitor, fotografou algo no local indicado? Escreva-nos!].
Conheça um pouco mais sobre os estudos relacionados à Ufologia e os trabalhos publicados por Pedro de Campos no programa Ponto de Vista (número 49), apresentado após o Jornal da Câmara. O programa pode ser assistido pelo site da Câmara, pela NET (canais 7 digital e 98 analógico) e pelas redes sociais: facebook e twitter.
Está também no youtube, clique aqui para assistir ao programa.
Pedro de Campos é autor dos livros: Colônia Capella; Universo Profundo; UFO – Fenômeno de Contato; Um Vermelho Encarnado no Céu; Os Escolhidos; Lentulus – Encarnações de Emmanuel, publicados pela Lúmen Editorial. E também dos recém-lançamentos: A Epístola Lentuli e Arquivo Extraterreno. E dos DVDs Os Aliens na Visão Espírita, Parte A e Parte B, lançados pela Revista UFO. Conheça-os!