Por Pedro de Campos
Nas comemorações do centenário de nascimento e homenagens póstumas a Francisco Cândido Xavier no oitavo ano de sua desencarnação, ocorreram inúmeros eventos para lembrar aquele que foi o expoente máximo do espiritismo no Brasil. Dentre tais eventos está o lançamento do livro Lentulus – Encarnações de Emmanuel. Trata-se de livro raiz, uma historiografia sobre o espírito Emmanuel em duas de suas encarnações na Roma Antiga. A primeira vivida na figura do cônsul Públio Cornelius Lentulus Sura, na época de Cícero; a segunda, na personalidade do senador romano Públio Lentulus, autor da famosa carta retratando a Tibério a figura de Jesus, após tê-lo encontrado em situação especial.
De início, a obra resgata a história do magistrado Lentulus Sura, os aspectos de sua vida particular, a conjuração de Catilina e as crenças particulares que causaram a sua queda. No auge da trama, são revistas no Senado as soberbas atuações de Cícero, ao promover o julgamento dos acusados, de Júlio César, ao fazer a defesa dos réus, e de Marco Catão, colocando ponto final no julgamento e fazendo valer os seus princípios favoráveis à República. De modo emocionante, no cárcere Mamertino, são revistos os últimos momentos do pretor Lentulus Sura e dos demais acusados, sobrevindo, depois, a vingança de Marco Antônio, descarregando toda sua ira contra os algozes.
O segundo Lentulus é bisneto do primeiro e reencarnação do mesmo espírito, autor da famosa carta que descreve ao Senado romano a personalidade e a fisionomia de Jesus. Após exaustiva pesquisa, o autor conseguiu resgatar documentos e informações valiosas sobre a famosa carta, oriundos da Antiguidade. Entraram em cena os trabalhos de alguns Pais da Igreja, tais como Justino de Roma, Tertuliano, Irineu de Lyon, Eusébio de Cesareia, Giovanni Damasceno, Gerônimo Xavier e outros importantes autores da época inicial do cristianismo. A chamada Epístola Lentuli e seus achados antigos foram detidamente examinados.
A Lúmen Editorial acaba de lançar no Brasil esse trabalho de fôlego do autor. Obra fundamentada em fatos, com registros históricos, destinada aos que querem aprofundar estudos e conhecer a verdade sobre esses dois Lentulus movimentados na Roma Antiga, em épocas distintas, pelo espírito Emmanuel. Em paralelo, o leitor conhecerá também a historicidade dos espíritos Erasto e São Luís, em algumas de suas encarnações na Terra, sobretudo em Roma. O livro tem 448 páginas e pode ser encontrado nas principais livrarias do Brasil e sites comerciais da web, clique para ver.
Pedro de Campos é também autor dos livros: Colônia Capella – A outra face de Adão; Universo Profundo; UFO – Fenômeno de Contato; Um Vermelho Encarnado no Céu; Os Escolhidos da Ufologia na Interpretação Espírita. Todos lançados pela Lúmen Editorial. Clique aqui para conhecê-los. E, também, dos DVDs Os Aliens na Visão Espírita, Parte 1 e Parte 2, lançados pela Revista UFO; conheça-os!