Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: 11 de novembro de 1979: A noite oficial dos UFOs na Espanha
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > 11 de novembro de 1979: A noite oficial dos UFOs na Espanha
Artigos

11 de novembro de 1979: A noite oficial dos UFOs na Espanha

Ultima atualização: 1 de abril de 2010 15:35
Por
Bruno Cardeñosa
Envie!
Envie!
08a96649d32bbfc35991a00262744c951528833075
Avião Super Caravelle, semelhante ao da extinta companhia aérea espanhola TAE, que teve que fazer uma aterrissagem de emergência por causa de um UFO.
Créditos: Aviation & Aerospace

O Caso Manises é certamente o episódio mais fantástico da Ufologia Espanhola. O incidente ocorreu em 11 de novembro de 1979, quando um imenso UFO provocou a aterrissagem de emergência de um avião Super Caravelle da extinta companhia TAE, com 109 passageiros a bordo, no aeroporto valenciano de Manises, poucos minutos depois de decolar de Sont San Juan, em Mallorca, rumo a Tenerife, nas Ilhas Canárias. Como se não bastasse, mais de 40 pessoas observaram estranhas luzes sobrevoando o aeroporto e um caça de combate perseguiu três estranhos artefatos voadores durante quase duas horas por quase toda a Espanha. Dias depois, quando uma comissão oficial investigava o sucedido, outro piloto militar espanhol perseguia um gigantesco objeto não identificado, e vários corpos anômalos sobrevoaram Madri com tal atrevimento que quase provocaram um conflito aéreo sobre a cidade. Tudo isto em 17 dias.

O incidente começou a acontecer duas horas antes da decolagem do Caravelle, quando o Serviço de Alerta e Resgate Aéreo, baseado em Madri, informou o piloto sobre a existência de um sinal de rádio de alarme na freqüência 121.5, 70 km a noroeste de Valencia, em pleno Mediterrâneo. O comandante Javier Lerdo de Tejada solicitou então informações sobre o tráfego não identificado, pois parecia voar em rota de colisão com sua aeronave. Ele também escutava através do canal de emergência o estranho sinal de rádio. O evento duraria oito minutos, durante os quais o objeto — “do tamanho de um jumbo e com duas intensas luzes vermelhas de ambos os lados”, segundo Tejada — subiu e desceu em relação ao avião, depois adiantou e retrocedeu até ficar à perigosa distância de 200 m dele. Com medo, o piloto desistiu. “Não continuarei a viagem com isto me seguindo”.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Enquanto o avião ainda sobrevoava o Mediterrâneo, os operadores do radar da Base Aérea de Torrejón, em Madri, procuravam o intruso não identificado, mas não o encontraram. Porém, o radar militar de Benidorm localizou, durante todo esse tempo, até cinco ecos desconhecidos voando sobre a região a uma altura aproximada de 10 km. A Espanha estava vivendo uma autêntica invasão, pois algo estranho e físico estava violando o espaço aéreo do país. O diretor do aeroporto valenciano Miguel Morlán e os 40 empregados das instalações, acreditando que se tratasse de um avião que vinha para pouso, acenderam rapidamente as luzes das pistas. Contudo, o objeto esférico que acompanhava o Caravelle levantou vôo quando parecia que tinha a intenção de aterrissar. Em seguida, o Comando Aéreo de Combate ordenou a decolagem de um Mirage F-1 da Base Aérea de Los Llanos, pilotado pelo capitão Fernando Cámara, ainda alheio à natureza de sua missão.

Assunto relacionado:  Novos avistamentos na China, desta vez envolvendo quatro UFOs

Velocidade do som

Os militares que controlavam a situação solicitaram ao piloto que preparasse o farol de policiamento e o armamento do caça. Cámara então já deveria supor que aquilo não era um treinamento ou mesmo uma brincadeira, visto que nem seus olhos, nem o sofisticado radar infravermelho de bordo registravam algo estranho. De repente, um alarme ecoou por todos os canais de rádio do avião, no momento em que os radares detectaram um UFO afastando-se em direção a África. Os oficiais que se encontravam à frente das operações instruíram Cámara a seguir o objeto, o que o Mirage F-1 fez a velocidade próxima à do som. A partir daquele momento, o UFO começou a brincar com o caça espanhol, obrigando Cámara a segui-lo de um ponto a outro do país em sua perseguição, circulando quase toda a Espanha.

Praticamente ao mesmo tempo as interferências ficaram mais fortes, e justo quando começaram a diminuir, o radar detectou um novo objeto sobre Valencia. Tinha formato de sino e mudava sua cor do verde para o vermelho e para o branco. Ao aproximar-se, o alarme voltou a ecoar e o misterioso artefato acelerou a uma velocidade extraordinária, até desaparecer. Antes disso, alguma coisa bloqueou os sistemas de ataque do Mirage, que não conseguia captá-lo com seu equipamento de infravermelho, como se o UFO não emitisse calor ao se deslocar. O piloto o perdeu de vista em seguida. Entretanto, o comando registrou algo estranho na direção de Sagunto, e Cámara, que neste momento estava vendo os dois objetos, um à altura de Valencia e o outro sobrevoando Sagunto, foi até lá. Mas os mesmos fatos se repetiram: nada detectado no radar, aceleração espantosa e travamento dos sistemas do avião. Minutos depois, apareceu nas telas do centro de tráfego aéreo um novo UFO, que obrigou o piloto a voltar novamente para o leste do país, perseguindo o intruso até Mahón, novamente sem êxito e sem poder identificá-lo.

Assunto relacionado:  Consultor da Revista UFO lança livro em Portugal

Investigação confidencial

O caso não tem paralelo em lugar algum no mundo, ou talvez apenas com a chamada Noite Oficial dos UFOs no Brasil [Veja edição UFO 160]. Cámara chegou a pensar que se tratasse de uma situação de guerra, mas depois de uma hora e meia de perseguição o combustível do caça acabou e ele teve que retornar a Los Llanos. Ainda assim, quando já alinhava seu Mirage para voltar à capital, o misterioso objeto surgiu novamente e posicionou-se atrás do Mirage. Se fosse um avião militar estrangeiro em uma situação de guerra, aquilo teria significado o início de um combate aéreo. Mas por trás da atitude do UFO não parecia haver agressividade. Assustado, Cámara aterrissou.

A situação pode ser qualificada como grave sob diferentes pontos de vista. Os acontecimentos foram testemunhados por tantas pessoas que geraram rumores que passaram a circular na mesma noite. O espaço aéreo espanhol foi violado e um avião com mais de uma centena de passageiros desviou-se da rota, enquanto outro, militar, varreu o país atrás de UFOs impossíveis de serem alcançados. Obviamente, as autoridades abriram diligências. “Um avião da TAE fez um pouso de emergência devido à perigosa proximidade de um objeto não identificado”, escreveu o coronel chefe do Setor Aéreo de Valencia a seu superior, em Madri. Este, por sua vez, levou os fatos ao conhecimento do então ministro da Defesa Agustín Rodríguez Sahagún. Em 13 de novembro, um juiz da III Região Aérea chegava de Zaragoza para interrogar as testemunhas e buscar explicação para o fato que tivera impacto na opinião pública espanhola.

O informe oficial do caso permaneceu em segredo durante quase duas décadas, até sua liberação em 29 de julho de 1994. Apesar de contar com 142 páginas, a informação apresentada ao público é incompleta. Faltam até os dados de Fernando Cámara, o piloto que perseguiu os UFOs por todo o país. Mas pelo documento se soube de outros testemunhos que provam a presença de luzes não identificadas naquela noite. Evidentemente, a população não foi informada sobre a investigação
oficial, mas graças aos meios de comunicação se soube do ocorrido, ainda que de forma simplista devido à pouca transparência dos militares quanto a casos do gênero. Em março daquele ano, a junta de chefes do Estado-Maior espanhol tinha elevado à categoria de “matéria reservada” tudo o que se relacionasse com o Fenômeno UFO. E ainda, a partir de 1992, o Exército do Ar [Equivalente à Aeronáutica Brasileira] se viu obrigado a liberar alguns informes sobre o tema, entre eles um documento relativo ao Caso Manises. Mas ainda assim o segredo continuou.

Assunto relacionado:  Moradores de Peruíbe relatam novos UFOs

Meses depois, o político Enrique Mugica, informado dos acontecimentos, fez uma interpelação ao governo perguntando sobre a natureza do artefato que provocou o pouso de emergência do Caravelle da TAE. Sua pergunta jamais foi respondida pelo ministro Sahagún. No entanto, graças ao extenso relatório oficial do caso, ficamos sabendo que também foi elaborado um texto menor, de quatro páginas, exclusivamente para instruir a liberação de informações pelo governo espanhol. O documento, que conteria uma fria análise das ocorrências, sem muitos detalhes e sem reconhecer sua importância, nunca se tornou público. Seu conteúdo pretendia minimizar sutilmente os fatos. Curiosamente, antes disso, os próprios militares haviam manifestado que o acontecimento fora provocado por uma “nave dotada de tecnologia desconhecida”. Hoje sabemos que o governo espanhol, desde os anos 60, oferece explicações falsas sobre o Fenômeno UFO ao público, enquanto investiga secretamente sua manifestação.

TÓPICO(S):Edição 164
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

Mais de 400.000 Quando você olha para as estrelas, você já se perguntou quem está olhando de volta?humanoides: o que os avistamentos de Quando você olha para as estrelas, você já se perguntou quem está olhando de volta?realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up