A França há muito tempo é um dos países líderes na pesquisa ufológica mundial. Possui uma das associações de pesquisa oficiais mais ativas e bem estruturadas do mundo, o Geipan, formado por especialistas e ligado a sua Agência Espacial, que investigam com rigor científico as ocorrências relacionadas a objetos voadores não identicados naquele país.
Agora surge uma nova iniciativa dos ufólogos franceses, o Meeting OVNI [Encontro UFO], baseado em simples reuniões que ocorrem em bares, cafés ou restaurantes, e até mesmo na residência de um dos participantes. A idéia é que, sem burocracia, filiação a um grupo ou sequer o pagamento de inscrições, os pesquisadores possam se reunir e discutir o estado atual da Ufologia.
A rede de pesquisadores já formada se estende da Europa até a África e as Américas do norte e do sul. A ambição é congregar pesquisadores líderes em seus países, e encontros já têm ocorrido na França há algum tempo, em cidades como Paris, Lyon, Marselha e outras. Os organizadores afirmam que a idéia já foi importada até mesmo por países do leste europeu e da Ásia.
O Meeting OVNI tem também parceria com a MUFON nos Estados Unidos, e reuniões já ocorreram em Omaha em cooperação com o Departamento de Ciência da Universidade de Nebraska, associada ao grupo Omaha UNO UFO. Astrofísicos daquela universidade já participaram das reuniões, bem como os ufólogos Stanton Friedman, Ted Philips, Philip Mantle, e Paul Stonehill.
Também na Argentina e no Uruguai tais encontros têm acontecido, e um exemplo são os Cafés Ufológicos na rede de bares Rio 54. Os organizadores do Meeting OVNI convidam pesquisadores e interessados a entrar em contato através do site, destacando que essa forma de reunião sem protocolos e regulamentos confere muito maior liberdade, propiciando um debate amplo sobre os rumos da Ufologia mais condizente com a globalização cada vez mais intensa que vivemos.
Conheça o site da Meeting OVNI
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: UFOs Aqui, Agora