Nova polêmica na Ufologia do Reino Unido: o governo estaria utilizando a legislação da União Europeia para bloquear a liberação de relatos de UFOs por parte de profissionais da aviação. Com o fim do Projeto UFO do Ministério da Defesa britânico (MoD), todos os relatos sobre avistamentos de UFOs por parte de pilotos e tripulações de aviões comerciais estão sendo remetidos para a Autoridade de Aviação Civil (CAA). Por ser uma agência governamental, os arquivos deveriam estar sujeitos a requerimentos via Lei de Liberdade de Informações, que pode ser acionada por qualquer pessoa que deseje ter acesso a tais arquivos.
Porém, a CAA tem se recusado a liberar qualquer informação sobre “ocorrências”, como as chamam, com a alegação de estar seguindo uma legislação da União Europeia de 2014. Por ocorrência se pode aludir a qualquer acontecimento incomum, como avistamentos de meteoros, drones, aeronaves estrangeiras invadindo o espaço aéreo, e até mesmo UFOs. A isso vem se somar o natural temor dos profissionais da aviação, relutantes em informar uma experiência fora do normal e serem por isso considerados pouco dignos de confiança ou até malucos. O texto da lei diz: “Informação sobre ocorrências pode ser usada somente com o propósito de manter ou aumentar a segurança da aviação, e a liberação de informação sobre ocorrências para o público em geral e para a mídia, incluindo em resposta à Lei de Liberdade de Informação (FOIA) não é permitida”.
O texto é completado assim: “Contudo, se a informação sobre a ocorrência tem o propósito de manter ou aperfeiçoar a segurança da aviação, esta pode ser requerida para a CAA”. O pesquisador Nigel Watson, autor do Manual de Investigação UFO, afirma: “Este fato alimenta as especulações de que existe uma conspiração do governo para acobertar as evidências sobre os UFOs”. O Dr. David Clarke, do Departamento de Jornalismo da Universidade Sheffield Hallam e veterano pesquisador ufológico, tem conseguido a liberação de documentos sobre avistamentos de profissionais de aviação há bastante tempo, porém meses atrás teve pedidos feitos com base na FOIA negados pela CAA. Ele comentou: “A única razão concebível para esta mudança de política quanto à abertura e transparência é a pressão feita pelas companhias de aviação, que não querem o embaraço de ter de lidar com casos de avistamentos de UFOs por parte de seus empregados”.
Pesquisador denuncia que governo britânico ainda esconde fatos ufológicos
Ministério da Defesa britânico questionado sobre caso ocorrido em 1977
Avião da Latam é seguido por UFOs, e Revista UFO lança comunicado aos aeronautas
Perseguição do avião da Azul por UFO evidencia o controle militar do espaço aéreo
Avião quase colidiu com UFO triangular sobre oceano
UFO observado por tripulação de avião cargueiro
Avião faz pouso de emergência ao encontrar um UFO no Canadá
Saiba mais:
Livro: Guia da Tipologia dos UFOs
Há milênios somos visitados por incontáveis raças extraterrestres, que usam para o seu deslocamento até a Terra dos mais variados tipos de veículos espaciais. Os registros do acompanhamento que fazem estas espécies cósmicas são abundantes e têm milhares de anos. São igualmente inúmeras as formas e características dos veículos que tais visitantes usam para fazer sua cuidadosa prospecção de nosso mundo, de nossos recursos e de nossa população. Guia da Tipologia dos UFOs mostra com riqueza de detalhes como são numerosos os tipos de objetos voadores que vêm até aqui, talvez tanto quanto seus planetas de origem.