Tradicionalmente o prêmio anual do Oscar, o maior da indústria cinematográfica, não costuma dar destaque a filmes com temática fantástica. Algumas exceções aconteceram ao longo do tempo, como as indicações de Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança, e ET, o Extraterrestre. Mais recentemente, em 2010, os filmes Avatar e Distrito 9, este último sobre alienígenas segregados em uma brutal favela em Johanesburgo, na África do Sul, foram indicados. A temática fantástica de fantasia venceu a categoria de Melhor Filme somente em 2004, com O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei. As produções de ficção científica, contudo, permanecem sem prêmios, com exceção de categorias técnicas.
Os filmes de ficção científica e temática do contato com seres extraterrestres têm mais uma chance no Oscar 2017, com a indicação de A Chegada (Arrival, 2016, Paramount Pictures). A produção foi indicada a sete categorias, como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Forografia, Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Alguns críticos apostavam ainda na indicação como Melhor Atriz para Amy Adams, que interpreta a linguista Louise Banks, o que infelizmente não ocorreu. A Chegada conta a história de como a humanidade lida com o súbito aparecimento de 12 imensas naves alienígenas, que pairam sobre vários locais do planeta.
Logo tem início um esforço para compreender a linguagem dos alienígenas, vagamente semelhantes a polvos e chamados de heptapods. Louise trabalha ao lado do físico Ian Donnelly, vivido por Jeremy Renner, e sob as ordens do coronel Weber (Forest Whitaker), e enquanto busca decifrar e entender a linguagem alienígena, seus conceitos sobre vida, espaço e tempo são radicalmente alterados. As tensões entre as várias nações que tentam entender os alienígenas crescem ao longo da trama, e Louise terá que correr contra o tempo a fim de evitar um desastrel global. O filme foi inspirado no conto A História de Sua Vida, do autor Ted Chiang, lançado em conjunto com outras de suas histórias no livro História de Sua Vida e Outros Contos da Editora Intrínseca. OUtro filme com temática espacial indicado ao Oscar é Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016, 20th Century Fox), sobre um grupo de mulheres negras especialistas em cálculo que foram fundamentais nos primeiros voos espaciais tripulados da NASA. Este último é candidato como Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.
Confira o trailer de A Chegada
Assista ao trailer de Estrelas Além do Tempo
Saiba mais sobre o livro História de Sua Vida e Outros Contos
A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia
Lançado o livro Ginho, O ET de Varginha, por Marcio Baraldi
Filme de curta metragem recria invasão alienígena de Los Angeles em 1942
Lançada edição de A Guerra dos Mundos com ilustrações de artista brasileiro
Área Q: Casuística ufológica cearense inspira filme de ficção científica
Nova série do canal TBS aborda grupo de apoio a abduzidos
Departamento de Energia dos Estados Unidos discute Stranger Things
Saiba mais:
Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre
Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.
DVD: UFO Coverup Live!