Utilizando o telescópio espacial Hubble, astrônomos descobriram uma nova lua na órbita do planeta anão Plutão, informou a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) nesta quarta-feira. O satélite foi designado, temporariamente, de P4 ou S/2011 P1.
A recente descoberta tem um diâmetro estimado entre 13 e 34 km, muito menor em relação às outras luas. Caronte [Charon], a maior delas, tem 1.043 km de diâmetro, enquanto Nix e Hydra, as outras duas, têm diâmetros que variam entre 32 e 113 km.
“Acho que é notável que as câmeras do Hubble nos permita ver um objeto tão pequeno a uma distância de mais de cinco bilhões de km”, disse Mark Showalter, do instituto Search for Extraterrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre, SETI], em Mountain View, na Califórnia, que liderou este programa de observação com o Hubble.
A nova lua é a menor existente ao redor de Plutão e está localizada entre as órbitas de Nix e Hydra, que foramencontradas pelo Hubble em 2005. Caronte foiachada em 1978 pelo Observatório Naval dos Estados Unidos.