DESTAQUE

Vídeo espetacular de UFO que viralizou em 2017 era apenas a ISS, diz estudo

Por
29 de Fevereiro de 2020
ISS
Créditos: NASA

De tempos em tempos surgem filmagens excepcionais que parecem provar definitivamente a presença de UFOs em nossos céus. Mas só porque a filmagem é boa, não significa que ela não tenha explicação.  

 

Um vídeo gravado em 22 de julho de 2017, e publicado em 03 de agosto do mesmo ano mostrando um grande globo luminoso se deslocando rapidamente no céu e depois aparentemente desaparecendo por trás de algumas árvores, causou sensação em 2017, e foi declarado como sendo “sem explicação”, em um artigo publicado no site do programa de rádio Coast to Coast AM.

Os autores da filmagem foram Rob Freeman e MarcusMcNabb, que se especializaram em gravar anomalias aéreas. Eles descrevem a si mesmos como cinegrafistas e pareciam ter equipamentos sofisticados, mas infelizmente, apenas uma câmera gravou o evento. E eles explicaram porquê.

 

Avião, UFO ou ISS?

 
I
SS ao anoitecer. Crédito Folha de São Paulo

Nós estávamos a leste de Squamish, Columbia Britânica, no Canadá, na parada de estrada de Mamquam River Forest, ao norte do “The Chief”, um monólito de granito, o segundo maior do mundo do tipo, considerado sagrado pelos indígenas locais”, disseram os cineastas.

Eles estavam com os equipamentos desligados quando alguém da equipe viu uma luz se deslocando pelo céu e perguntou se aquilo seria um avião. “Eram 10h59. Eu fui até o tripé rapidamente, apertei o botão de gravar com visão noturna bem rápido e encontrei o objeto na tela… não havia tempo de fazer mais nada, como ligar as outras câmeras no tripé”. A filmagem, que tem apenas 10 segundos, rodou o mundo e foi declarada como ”inexplicável” por especialistas.

 

Sucesso a qualquer preço

 
Observando o céu noturno. Crédito: Minilua

Mas já na ocasião alguém havia apontado que se tratava da Estação Espacial, fato que foi totalmente ignorado pelos autores da filmagem, que conseguiram até que a MUFON classificasse o vídeo como uma das melhores imagens de UFO já feitas.

Agora, Tim Printy do site astronomyufo.com apresentou um estudo detalhado deste caso mostrando, inclusive, como informações verdadeiras e verificáveis foram deixadas de lado, em nome de alguma coisa que nada tem a ver com Ufologia: sucesso.

 

Estudo sério

 

A Ufologia não é um jogo de adivinhação nem uma coleção de invencionices acumuladas para gerar cliques e dinheiro, muito embora muitos pareçam pensar desta forma. A Ufologia de verdade é um estudo que busca separar observações, filmagens e fotografias que podem ser racionalmente explicadas, daquilo que ainda não tem explicação.

Neste sentido, bons pesquisadores buscam a verdade e não aquilo que lhes agrade ou agrade à sua plateia. A Revista UFO defende a Ufologia séria e está sempre pronta a mostrar o que de mais importante acontece no universo ufológico.

Pois é, pessoal, não era um UFO, era apenas a ISS. E está tudo bem, a pesquisa continua.

Para ter acesso ao detalhado estudo feito por Tim Printy, clique aqui

Para saber quando a ISS passará sobre sua cidade, basta clicar aqui

Abaixo, um video explicativo sobre o caso:

Já está no ar a Edição 237 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2016

Visões diferentes para a mesma questão