DESTAQUE

Vídeo de supostos UFOs em Pirassununga

Por
29 de Dezembro de 2013
A Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga comemora os 30 anos de operação do T-27 Tucano com uma pintura especial em um dos exemplares
Créditos: Agência Força Aérea; Sgt. Johnson

Em 09 de dezembro passado, por volta das 19h30, a testemunha Daniel Quaresma Dias gravou objetos luminosos fazendo evoluções a partir da janela de seu apartamento, conforme narra: "Eu estava no escritório da minha casa quando vi as luzes, fiquei impressionado e chamei minha mulher que estava na sala para ver também. Resolvemos ir à sacada para eu começar a filmar de um ângulo melhor".

Daniel prossegue seu relato: "Foi quando comecei a gravar as luzes que subiam e desciam. Elas continuaram lá por aproximadamente quatro minutos. Nisso um helicóptero apareceu com uma luz forte e vermelha, veio em direção a nossa casa, deu a volta e foi em direção às luzes, nisso os objetos estranhos desapareceram".

A testemunha publicou o vídeo na internet, e também o enviou ao portal G1, que convidou especialistas e ufólogos para opinar a respeito. O próprio Daniel comenta que um conhecido disse que poderia ter sido um aeromodelo de controle remoto, já que drones ou Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) estão se disseminando também para uso civil. Ele comentou ainda que a direção tomada pelos objetos foi a do horto florestal e não a do aeroclube local. Daniel afirmou não acreditar em UFOs e após comentar o caso com sua mãe, interessada no assunto, esta ligou para a Força Aérea Brasileira (FAB) recebendo a resposta de que não havia aeronaves da Arma naquela região.

ANÁLISE DE ESPECIALISTAS

crédito: Daniel Quaresma Dias; VC no G1
Captura de imagem da filmagem dos supostos UFOs
Captura de imagem da filmagem dos supostos UFOs

O físico da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Hanel comentou que os objetos nas imagens poderiam ser aeronaves da FAB em manobras e mesmo já tendo anoitecido no momento da filmagem, pela altura em que estavam, poderiam ainda refletir os raios do Sol. Já Fernando Catalano, professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeroespacial da USP de São Carlos, apresentou as hipóteses de montagem, aeromodelos, e ainda objetos lançados manualmente usando elásticos. A respeito de aeromodelos comentou sobre a proximidade com as antenas dos edifícios vista no vídeo, o que não é recomendável.

Nas proximidades do local existe a Academia da Força Aérea de Pirassununga e a assessoria de imprensa da FAB afirmou que não havia operações aéreas na data e horário da filmagem. A reportagem do canal G1 contatou também o consultor especial da Revista UFO e cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ricardo Varela Correa, que analisou o vídeo e concluiu que os objetos vistos na filmagem são aeromodelos.

Confira o vídeo dos objetos não identificados em Pirassununga

Visite o site da Academia da Força Aérea

FAB comemora os 30 anos de operação do T-27 Tucano

Organograma do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani)

VANT utilizado por jornal confundido com UFO durante protesto

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

crédito: Revista UFO
UFOs: Arquivo Confidencial
UFOs: Arquivo Confidencial

Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. Esta obra expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. UFOs: Arquivo Confidencial - Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira também mostra os bastidores do Caso Varginha e apresenta as linhas de ação militar para a captura e transporte dos seres extraterrestres, além da intervenção de autoridades norte-americanas no processo. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, coeditor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

Já está no ar a Edição 203 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2013

O todo é maior do que a soma das partes