DESTAQUE

Vídeo de suposto UFO fazendo manobras incríveis agita a internet

Por
27 de Fevereiro de 2019
Print do vídeo do youtube
Créditos: Martin Mikuas

A gravação de um UFO fazendo manobras em alta velocidade e bem próximo do solo está causando grande polêmica entre os usuários das redes sociais. Segundo a postagem, o vídeo teria sido feito recentemente na Eslováquia e surgiu há pouco tempo em várias postagens do Youtube.

Após uma pesquisa virtual, verificamos que o vídeo foi publicado há quase dois anos, no dia 17 de maio de 2017, portanto não é nada novo. Mas desde a sua primeira aparição ainda não há uma explicação para a filmagem. Não se sabe sua origem e os pesquisadores estão alertas para a possiblidade de fraude, devido à enorme contaminação da internet com vídeos que não passam de produções feitas por computador.

Tanto na Eslováquia quanto nos países que integravam o ex-bloco soviético são encontrados registros de avistamentos ufológicos históricos, mas somente após o fim da “Cortina de Ferro”,  que é o maior caso aberto ao grande público, principalmente do ocidente. Um dos episódios mais espetaculares ocorreu na cidade de Voronezh, na União Soviética, em 27 de setembro de 1989. Um ser gigante saiu de um UFO e pousou em um parque da cidade, sendo visto por dezenas de crianças e adultos.

Na Eslováquia, um caso ocorrido em fevereiro de 1965 foi considerado pelos militares soviéticos como um “genuíno” avistamento extraterrestre. Um avião cargueiro, que ia de Moscou para a então capital da Tchecoslováquia, Praga, foi escoltado por dois objetos discoides com mais de 15 metros de comprimento por quase 40 minutos. Quatro caças MIG-21 decolaram de uma base aérea da Cracóvia, na Polônia, para interceptar os objetos. Segundo documentos secretos que foram divulgados no final dos anos 90, os objetos pareciam brincar com os caças. Depois de alguns minutos os UFOs aceleraram e desapareceram.

Essa filmagem na Eslováquia recentemente “requentada” mostra que a Internet é um campo fértil para qualquer coisa, inclusive, infelizmente, para a propagação de vídeos falsos de UFOs. Por isso, é cada vez mais importante que os ufólogos e investigadores analisem de forma científica e profunda todo material e relato que receberam. O público também precisa ter fontes sérias e honestas para conhecer mais sobre o Fenômeno UFO, e a Revista UFO e seus colaboradores estão à disposição para responder a essa demanda.
Para o coeditor Thiago Ticchetti, o objeto do vídeo parece um drone com luzes, devido aos movimentos característicos percebidos. E que tem a forma de um diamante pois, ao aproximar a lente, aumentando o zoom da câmera, o fotógrafo não arruma o foco do objeto, sugerindo que o ponto de luz tenha outra forma geométrica, o que não passa de efeito da lente desfocada. Para uma análise mais detalhada, seria necessário o vídeo original para um exame detalhado. 

Veja o vídeo do suposto UFO:

Já está no ar a Edição 265 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2019

O enigma das sondas