DESTAQUE

Vida alienígena será encontrada em até 20 anos, diz cientista do SETI

Por
05 de Outubro de 2017
Está próxima a descoberta da existência de ETs, conforme disse cientista sênior do SETI
Créditos: Arquivo

O Instituto SETI é um grupo interdisciplinar de pesquisadores que busca por sinais de vida alienígena inteligente. Seu foco principal tem sido mensagens transmitidas via rádio, mas a busca está sendo ampliada para cobrir outros espectros de frequência, como luz laser. O programa SETI, sigla que significa Busca por Inteligência Extraterrestre, teve início em 1960 com o primeiro projeto de escuta levado a cabo pelo astrônomo Frank Drake (que produziu a famosa equação que leva seu nome), porém nunca foi sistemático e constante, tendo sofrido boicotes e falta de financiamento ao longo dos anos.

Somente em tempos atuais o programa se tornou uma busca contínua e vários sinais anômalos foram detectados, porém nenhuma prova concreta de civilizações alienígenas até o momento. Porém, de acordo com um dos líderes da pesquisa, o astrônomo Seth Shostak, podemos estar a meros dez anos, no máximo vinte, de realmente descobrir a prova da existência de uma civilização alienígena inteligente. Ele falou a respeito para o site Futurism durante o evento Worlds Fair Nano em Nova York, dedicado à futurologia, desenvolvimento de tecnologias de ponta e ideias visionárias.

Seth Shostak comentou que nossa capacidade de obter informações a partir de nossas observações do Universo tem experimentado um avanço espantoso, em termos de novos telescópios, satélites, coleta e processamento de dados. Ele afirmou acreditar que, caso esse desenvolvimento se mantenha nos próximos anos, dentro de duas décadas no máximo iremos descobrir vida alienígena. Ele fez questão de apontar que esta descoberta pode vir em duas formas e a primeira e mais provável será encontrar micro-organismos em mundos de nosso próprio Sistema Solar, algo que pode mesmo ocorrer nos próximos anos. Shostak frisou: "Vai acontecer, acredito, durante nosso tempo de vida".

DESCOBERTA CIENTÍFICA DE VIDA EXTRATERRESTRE ESTÁ PRÓXIMA

O cientista acrescenta: "Não sei quanto a contato direto. Se recebermos uma transmissão vinda de 500 anos-luz, esse sinal terá 500 anos de idade. Se respondermos, então o prazo mínimo para que os alienígenas recebam nossa mensagem e mandem outro sinal será 1.000 anos. Isso se os ouvirmos novamente". Vários outros cientistas têm se manifestado nos últimos anos, defendendo os avanços na astronomia e exobiologia, sem mencionar a busca por exoplanetas, descobertas estas que apontam majoritariamente para a conclusão de que a vida é abundante no Universo. Resta saber se uma civilização alienígena será amigável e principalmente qual será a reação da humanidade quando essa notícia finalmente for divulgada.

Site do Instituto SETI

Visite o site Futurism

Misteriosas emissões de rádio podem ser de alienígenas impulsionando naves estelares

Estranhos sinais de rádio captados em estrela a 11 anos-luz

Projeto Breakthrough Listen capta 15 misteriosos sinais de galáxia distante

Explicação para o Sinal Uau envolvendo cometas é contestada

Estudo aponta que planetas do sistema Trappist-1 podem ter retido grande quantidade de água

Trânsitos planetários podem ser formas de comunicação de civilizações extraterrestres

Estrela que pode abrigar uma megaestrutura alienígena está diminuindo seu brilho

Cientista sugere procurar por vestígios de antigas civilizações no Sistema Solar

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Já está no ar a Edição 237 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2016

Visões diferentes para a mesma questão