DESTAQUE

UFO ou dirigível? Avistamento em New Jersey causa agitação nos Estados Unidos

Por
16 de Setembro de 2020
UFO ou dirigível?
Créditos: Ufo of Interest

Conheça o caso do avistamento que está causando polêmica nos Estados Unidos e também no Brasil, uma prova de que em 2020 todo mundo passou a acreditar que os extraterrestres estão chegando. Mas será que estão?  

O ano de 2020 está tão atípico que pessoas que nunca sequer pensaram em UFO ou extraterrestres passaram a vê-los em todos os lugares. Muitos avistamentos já foram elucidados e alguns continuam desafiando as explicações e entram na lista dos casos inconclusivos.

Nós aqui no Brasil já tivemos nossa parte com o Caso Magé, as várias confusões causadas pelo avistamento dos satélites da Space X, da Estação Espacial Internacional e até de planetas como Júpiter e Vênus que estiveram muito brilhantes este ano.

Isso para não falarmos do experimento feito em mangues no México e os desenhos feitos nas praias do sul do Brasil que viraram "mensagens extraterrestres".

Nos Estados Unidos não está sendo diferente. Os norte-americanos estão enfrentando tantos problemas além da pandemia que já deixou mais de 200.000 mortos no país, que qualquer coisa vista no céu causa agitação.  E, claro, sempre tem os espertos para vender gato por lebre.

 

Entenda o caso

 

Moradores de New Jersey estavam convencidos de que um disco voador havia pairado sobre seu estado na segunda-feira, dia 14 de setembro, com imagens do suposto incidente extraterrestre viralizando nas redes sociais.

Isso porque um usuário do TikTok chamado @ .babyjennie compartilhou um vídeo do que parecia ser um disco voador à distância, dizendo: "Quem mais viu o UFO, em Jersey, na rodovia 21? As pessoas estavam paradas na estradapara ver".

O vídeo TikTok tem mais de meio milhão de curtidas e foi compartilhado em outras redes sociais vezes sem conta, de maneira que algo que ninguém sabia bem o que era virou um disco voador. E as curtidas foram aumentando sempre na casa das centenas de milhares conforme as imagens iam sendo compartilhadas.

Veja bem os vídeos abaixo e veja se você consegue responder:  o que é isso, que aparece nas imagens?

A explicação


Imagem com a rota do dirigivel. Crédito: Scott Brando

Com base nas imagens divulgadas na internet e após fazer mais pesquisas em contas de Twitter e Instagran de outros moradores de New Jersey, o pesquisador italiano Scott Brando, do site UFO of Interest encontrou videos mostrando o objeto como sendo um dirigível da GoodYear.

Para tirar as dúvidas, ele consultou o site flightradar24  conforme mostra a imagem acima, e confirmou que o UFO se tratava mesmo de um dirigivel que estava na região fazendo propaganda de algum evento. Mas não um dirigivel qualquer, um com tela de LED, como o mostrado na filmagem abaixo.

A análise de Brando foi confirmada pelo piloto e paraquedista César Nogueira, componente do grupo de análise de imagens da Revista UFO. Nogueira disse que "é, sem dúvida,  um dos famosos blimps [dirigiveis] da Goodyear. São produzidos por meio de parceria entre a Goodyear's Wingfoot nos estados unidos e a ZLT Zeppelin Luftschifftechnik da Alemanha".

Nogueira explicou que os blimps são utilizados "em ações de publicidade, por isso carregam gigantescos painéis de LED, que foram proibidos no Brasil . Apesar de parecerem antiquados são aeronaves que utilizam tecnologia de ponta nos aviônicos e materiais empregados em sua construção".


Ao anoitecer e visto de longe, não é dificil confundir o dirigivel com um UFO. O importante é ir além das imagens sempre que possível e buscar dados que amparem o que é visto nas imagens. Por mais tentador que seja acreditar que é um UFO, Ufologia é um estudo, não é crença.

Veja, abaixo, outra filmagem do dirigível:

Já está no ar a Edição 278 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2020

Miscigenação com aliens