DESTAQUE

UFO no Morenão: 37 anos do maior avistamento coletivo da história

Por
03 de Abril de 2019
Ilustração
Créditos: Globo Esporte

Na noite de 6 de março de 1982, no estádio Pedro Pedrossian, o famoso 'Morenão', em Campo Grande (MS), milhares de torcedores assistiam a uma partida de futebol quando presenciaram o avistamento de um UFO que brilhava intensamente, parado por um momento naquela noite, sob o céu do estádio. Na ocasião, o Operário-MS jogava contra o Vasco da Gama pela segunda fase da Taça de Ouro, como era chamada a competição nacional na época.

Ao avistarem o objeto, os torcedores ficaram assustados mas não fugiram. Gerou-se um pequeno tumulto com o mistério do objeto brilhante no céu, no entanto, durou pouquíssimo tempo. Após alguns instantes, o UFO voltou aparecendo em cima das arquibancadas e depois disparou rapidamente deixando todos perplexos. 

 

Estádio Morenão (Foto: Divulgação) 

 

O caso do disco voador sobre o estádio do Morenão entrou para a história da Ufologia como um dos maiores avistamentos coletivos já ocorridos. A súmula da partida registra a presença de 24.575 pessoas nas arquibancadas naquela noite e outras testemunhas em Campo Grande também avistaram o UFO. O bancário Francisco Serafim de Barros contou, na época, que o objeto passou sobre sua casa e, como consequência, as folhas de árvores próximas murcharam.

Após o jogo do disco voador, como o caso ficou conhecido na cidade, as pessoas passaram a prestar mais atenção ao fenômeno, tornando não somente Campo Grande, mas o estado do Mato Grosso do Sul, uma das áreas com maior quantidade de avistamentos de UFOs no mundo.

  

 

Um fato interessante  sobre esse caso é que em outras cidades e países da América do Sul também viram objetos semelhantes naquela mesma noite. A Força Aérea Brasileira jamais confirmou o caso, mas também nunca desmentiu qualquer tipo de informações adicionais sobre o incidente. 

De acordo com os relatos, o UFO era em formato discoidal e quem estava no lado de fora do estádio ouvia um zumbido acompanhado de um clarão e calor que o objeto emitia. Esse caso ganhou bastante repercussão na mídia, na época, quando ufólogos investigaram o incidente, concluindo que realmente uma nave havia sobrevoado o estádio. 

A partida de futebol ficou conhecida como 'O jogo do disco voador' e segue na memória de todos que presenciaram o objeto. O caso é interessante pelo fato de milhares de pessoas terem avistado o  objeto ao mesmo tempo e em um mesmo lugar. Até hoje veículos de informação de todos os lugares do mundo vêm à capital com um único objetivo: apurar a história do disco voador.

Caso virou tema de documentário

O caso rendeu um documentário, "O Que Era Aquilo?", da produtora Magnéttico e que resgata os impressionantes acontecimentos daquela noite. Foram entrevistadas diversas testemunhas do evento, contando ainda com participação de A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO. Assista:

  

Fonte: Campo Grande News

Publicidade:

Já está no ar a Edição 266 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2019

Fomos visitados