DESTAQUE

UFO esférico japonês é apenas um balão meteorológico, mas “não é nosso”, diz governo do país

Por
19 de Junho de 2020
UFOs esféricos
Créditos: Revista UFO

Parece um balão meteorológico, mas a Agência Meteorológica do Japão nega que seja deles. Ninguém sabe de quem é o objeto nem porque esteva sobre Sendai, mas a noticia correu e as teorias se multiplicaram.

Decididamente 2020, entre outras coisas, será conhecido dentro da Ufologia como o ano dos casos ufológicos que nunca foram. Há uma onda de ansiedade tão grande no ar, que qualquer coisa regular se torna extraordinária.

A razão, provavelmente, está ligada à combinação pandemia+quarentena+incerteza quanto ao futuro, que anda produzindo UFOs onde eles jamais estiveram. Nós vimos isso acontecer aqui no Brasil, em Magé e em Arraial do Cabo, e agora aconteceu no Japão.

Por lá a histeria foi a mesma que houve aqui no Brasil em relação ao não-UFO de Magé, porém, em um país rico, onde todo mundo está conectado, a repercussão foi ainda maior. Vamos conhecer a história.

 

UFO esférico


Imagem do "UFO" de Sendai Crédito: AFP

Um UFO estranho e parecido com um balão apareceu no céu sobre a cidade de Sendai, no Japão, na quarta-feira, dia 17 de junho, por volta das 07h00, e sua origem permanece um mistério até agora.  

O objeto, que parecia um grande balão branco, não tripulado, estava preso a duas hélices cruzadas, de acordo com notícias. O UFO permaneceu no céu, praticamente imóvel, por várias horas antes de flutuar sobre o Oceano Pacífico, segundo informou a AFP.

Embora um balão meteorológico pareça a explicação óbvia, uma vez que eles estão amplamente disponíveis para compra no país, um porta-voz do departamento de Sendai da Agência Meteorológica do Japão declarou à AFP: "não é nosso"

 

Espião, coronavírus e outras pérolas

 
O ditador norte-coreano Kim Jong-un. Crédito: ABC News

Em seu briefing diário à imprensa mais tarde naquele dia, o secretário-chefe do gabinete do Japão Yoshihide Suga, também negou qualquer conhecimento da origem do balão.

Suga também tentou espalhar boatos de que o UFO seria o instrumento covarde de um governo estrangeiro. No início da quarta-feira, a especulação nas mídias sociais sobre o objeto corria desenfreada.

Entre as teorias estava, algumas que diziam que o UFO estaria distribuindo propaganda norte-coreana ou mesmo espalhando o novo coronavírus. Apenas lembrando que Japão e Coreia do Norte são inimigos declarados e que o país coreano mantém o Japão sob constante ameaça de bombardeiro. 

A evidência para qualquer uma dessas teorias, bem como de que o balão seja uma nave extraterrestre, não existem. Tudo o que existe é um balão comum, que foi solto por alguém querendo pregar uma peça ou então apenas se divertir.

 O evento é mais um exemplo do que a histeria coletiva unida à falta de informação e à paranoia podem produzir. Embora seja engraçado, esse caso é mais um alerta para como as pessoas se deixam levar em tempos de incertezas, por qualquer coisa que esteja ou venha do céu.

 Fonte: Live Science 

Assista abaixo o vídeo do objeto filmado no Japão:

Já está no ar a Edição 271 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2019

Abdução em Pascagoula