DESTAQUE

Transmissão histórica de A Guerra dos Mundos completa 75 anos

Por
30 de Outubro de 2013
Monumento no Parque Van Nest, em Grover´s Mill, New Jersey, marcando a transmissão de 1938
Créditos: Wikipedia

Na noite de 30 de outubro de 1938, milhares de pessoas nos Estados Unidos pensaram que o fim do mundo havia chegado. Pelo rádio ouviram uma apavorante transmissão que descrevia a implacável invasão de máquinas de guerra vindas de Marte. Estima-se que milhões de pessoas tenham escutado a transmissão e os números das que entraram em pânico são incertos até hoje.

Contudo, não aconteceu qualquer invasão. A transmissão era na verdade uma adaptação para o rádio do romance A Guerra dos Mundos, de autoria de um dos pioneiros da ficção científica, Herbert George Wells, mais conhecido como H. G. Wells. O responsável pela adaptação e pela transmissão que apavorou tanta gente foi Orson Welles, que anos depois faria fama como um dos maiores diretores do cinema.

A rádio era a CBS e a adaptação foi levada a cabo pela companhia teatral Mercury Theatre on the Air. A história dos marcianos chegando à Terra em cilindros de metal, de onde saíam as máquinas de guerra apelidadas de trípodes com seus mortíferos raios de calor, fascina os leitores até hoje. Derrotados os maiores exércitos do planeta, os marcianos finalmente sucumbem devido aos germes terrestres.

Medo da invasão marciana

Welles apresentou no início do programa um texto explicando a natureza da adaptação que os ouvintes iriam apreciar a seguir, mas a maioria das pessoas mudou de estação com a peça já iniciada. Como a adaptação tinha o tom de um programa jornalístico, muitos ouvintes acreditaram que a invasão alienígena estava realmente acontecendo. Na obra original de H. G. Wells os marcianos pousavam na Inglaterra, ao que Welles adaptou colocando a chegada dos alienígenas em Grover\'s Mill, New Jersey.

Alguns dos números, debatidos até hoje, dão conta de que 6 milhões de pessoas ouviram a CBS naquela noite. Estima-se que 1,2 milhões tenha realmente se apavorado com a transmissão. No dia seguinte o jornal The New York Times noticiou haver recebido 875 telefonemas a respeito da falsa invasão. No hospital St. Michael 15 pessoas em choque e com sintomas de histeria foram atendidas. Welles foi convocado inclusive para depor no Congresso norte-americano e novas normas foram impostas para as emissoras. O caso também motivou um dos primeiros estudos sobre histeria em massa.

Episódio de Arquivos Extraterrestres; Além da Guerra dos Mundos

Profetas da Ficção Científica: H. G. Wells

Ex-agente do FBI lança livro sobre UFOs e alienígenas

Saiba mais:

Livro: Contatados

crédito: Revista UFO
Contatados
Contatados

Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta em seu primeiro livro uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna.

DVD: Extraterrestres no Passado II - Disco 1

Já está no ar a Edição 36 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2005

Ficção Científica e Ufologia: até que ponto uma influencia a outra?