DESTAQUE

Tomografia faz imagens 3D do Universo

Por
28 de Março de 2007
Créditos: Globo.com

Astronômos, médicos e engenheiros da computação se uniram em um trabalho inédito para fazer verdadeiras "tomografias" do Universo. Com uma técnica nova aplicada a aparelhos de uso médico de última geração, eles fizeram imagens 3D de diversas regiões do espaço.

A intenção é reunir especialistas de diferentes áreas para trabalhar em conjunto. O objetivo? Resolver problemas tanto da astronomia quanto da medicina. Em comum, as duas áreas enfrentam o desafio de visualizar e analisar uma grande quantidade de dados para lá de complexos.

Por exemplo, enquanto astrônomos buscam pedaços de material de formação de estrelas em meio a grandes áreas de matéria interestelar, médicos procuram tumores escondidos no cérebro. Os passos para atingir os dois objetivos são surpreendentemente parecidos. Com pequenas alterações nos programas de computador usados por médicos para fazer imagens de estruturas anatômicas, o grupo revelou detalhes de objetos cósmicos, a milhares de anos-luz de distância.

O chamado Projeto de Medicina Astronômica (ou "Astromed") faz parte da Iniciativa para Computação Criativa da Universidade Harvard e foi apresentado em um simpósio em Cambridge, nos Estados Unidos. O trabalho está em estágios bastante iniciais, mas já impressiona. No futuro, quando estiver totalmente desenvolvido, o grupo acredita que a tecnologia vai ajudar a ver o cosmos de uma maneira completamente nova, e, ainda, avançar o desenvolvimento de técnicas médicas.