DESTAQUE

Teria um UFO invadido um show de streaming?

Por
14 de Junho de 2021
Fenômeno meteorológico ou um autêntico UFO?
Créditos: YouTube/Zenger

Fãs do grupo electro-pop venezuelano Famasloop desfrutaram de um duplo evento. Enquanto curtiam ao vivo pela internet, no dia 24 de maio, a nova música do grupo intitulada “Balcón”, eles viram um incidente bastante estranho ao fundo: uma esfera brilhante cruzando o céu antes de acelerar e desaparecer repentinamente. O momento bizarro aconteceu atrás do cantor e guitarrista Alain Gómez, que tocou de seu apartamento na Cidade do México.

Como pode ser visto no vídeo, uma luz de fundo brilhante aparece através da janela atrás do cantor enquanto a banda toca de outro lugar. O UFO flutua no ar por um segundo, pisca e então desliza verticalmente fora de vista em uma fração de segundo. Alan Gómez não percebeu nada na hora, mas depois comentou o incidente nas redes sociais, citando o astrofísico Carl Sagan: “Somos músicos, não meteorologistas ou astrônomos e não queremos nos dispersar”, disse Gómez na mídia social. “Mas não podemos deixar de pensar que 'se estamos sozinhos no universo, então isso é um terrível desperdício de espaço.’”

Para o guitarrista, a explicação estaria mais nas condições climáticas. Fortes tempestades elétricas atingiram a cidade durante a transmissão do show e poderia ser um fenômeno raro, pouco documentado, mas natural de “relâmpago esférico ou relâmpago globular.” “Acho que o que vemos no vídeo não é um UFO, mas um fenômeno meteorológico”, explica.

Segundo a teoria, o raio globular resulta da formação de um plasma por ionização dos gases atmosféricos durante a atividade de fortes tempestades. UFOs ou fenômeno natural, o Famasloop não se incomoda com este incidente inesperado e a polêmica que surgiu nas redes sociais. “Sempre suspeitamos que nossa música estava ligada a outras galáxias”, brincou Gómez.


O estranho objeto ampliado. De fato, uma tempestade elétrica estava ocorrendo, mas qual seria a real explicação? Clique na imagem para ver o vídeo.
Fonte: YouTube/Zenger

Mas nem todos concordam com a explicação do líder da banda. Graças a esse incidente, o vídeo rapidamente se tornou viral e todo tipo de especulação surgiu sobre a natureza do objeto misterioso. Fogo de míssil? Um reflexo no vidro? Fenômeno natural? Um UFO de origem extraterrestre? Muitos alegaram que o objeto misterioso era na verdade uma nave alienígena. E se isso não bastasse, a polêmica aumentou quando o vídeo do UFO foi repentinamente removido do YouTube enquanto as pessoas compartilhavam o link.

Devido ao rebuliço causado, Gómez foi obrigado a explicar o ocorrido: que a música havia aparecido em um programa de televisão e ele encontrou um problema de direitos autorais na plataforma. Aparentemente, o problema foi corrigido rapidamente e o Famasloop carregou o show virtual no YouTube uma semana depois. Embora Gómez tenha dado uma explicação lógica e racional para o ocorrido, ele não se livrou das críticas céticas, já que alguns o acusaram de ter editado o vídeo como uma estratégia para se tornar viral.

No entanto, o líder da banda garantiu aos céticos que as imagens corresponderam a uma transmissão ao vivo, sendo impossível editar posteriormente. Sem dúvida é um incidente realmente surpreendente, mas o que está claro para nós é que para os céticos não deve haver apenas uma explicação, mas sempre que há imagens de UFOs, elas são editadas. Não importa se é um fenômeno totalmente natural ou uma nave de outro mundo, a questão é criticar.

Fonte

Já está no ar a Edição 285 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2021

Quando eles são hostis aos humanos