DESTAQUE

Teoria afirma que civilizações alienígenas avançadas estão em hibernação

Por
08 de Junho de 2017
Civilizações alienígenas avançadas não seriam detectáveis pois estariam hibernando, sugere estudo
Créditos: Arquivo Revista UFO

O Paradoxo de Fermi discute a questão da existência de vida extraterrestre propondo a seguinte pergunta: "se existem seres alienígenas, onde eles estão". Por décadas esse tem sido um dos principais problemas científicos, e embora as descobertas em exobiologia e planetas extrassolares comprovem as imensas possibilidades para o surgimento da vida em outros locais no Universo, objetivamente ainda nenhuma foi encontrada. Uma nova ideia foi proposta em um artigo, assinado por Anders Sandberg, Stuart Armstrong e Milan Cirkovic e publicado no Jornal da Sociedade Interplanetária Britânica. Os três cientistas pertencem ao Instituto para o Futuro da Humanidade da Universidade de Oxford, e propõem que civilizações avançadas estejam hibernando enquanto aguardam o esfriamento do Universo.

O artigo afirma que civilizações avançadas evoluíram além de seus corpos biológicos e hoje vivem como inteligências artificiais em computadores. Outros como Elon Musk, CEO da SpaceX, têm defendido a mesma ideia e o trabalho aponta que, após explorar a maior parte do setor do Universo em que vivem, esses seres digitais passariam a se dedicar a seus assuntos internos, principalmente processamento de informações. Para tanto, e conforme leis físicas que comprovam que o processamento se torna dez vezes mais eficiente com uma temperatura dez vezes menor, esses alienígenas chegariam à conclusão de que a temperatura atual do Universo, cerca de três graus acima do zero absoluto, ainda é quente demais.

Assim Sandberg, Armstrong e Cirkovic afirma que esses seres fariam então a escolha de permanecer em hibernação, com quase nenhuma atividade, aguardando os bilhões ou trilhões de anos que levará para o Universo esfriar, e eles poderem utilizar o máximo de suas capacidades computacionais. Essa, segundo eles, é uma hipótese que explica o fato de ainda não havermos detectado civilizações alienígenas avançadas. Os autores não dizem que sua teoria está correta, e Armstrong aponta em um post em seu blog que os motivos do chamado Grande Silêncio são de que aliens inteligentes não existem ou estão distantes demais para que os detectemos. Mas, se existirem, ele afirma que sua hipótese é plausível. Os três ainda afirmam que há meios de detectar uma avançada civilização alienígena em hibernação, como estrelas falhando em se tornar buracos negros, o que indicaria que os ETs estão utilizando sua energia.

SENSACIONALISMO DETURPA ESTUDO CIENTÍFICO SÉRIO

Outro meio seria nossas explorações espaciais toparem com emissários alienígenas monitorando nossa região do Universo, e os três cientistas alegam que nesse caso a resposta dos ETs poderia ser hostil. Essa afirmação deu base a absurdas afirmações, como a do sensacionalista Daily Star que afirmou estarem os alienígenas hibernando aqui, na Terra, à espera das condições ideais para nos atacar. Um completo absurdo que de forma alguma está descrito no artigo, que por outro lado recebeu críticas em sua publicação no site Gizmodo. O cientista e autor norte-americano de ficção científica David Brin, por exemplo, afirmou fazer pouco sentido uma raça inteira entrar em hibernação como descrito, pois perderia éons de tempo de processamento, além de ter mais energia à disposição do que em uma época mais fria do futuro do Universo. Entre as respostas de Sandberg e seus colegas, também está a possibilidade de, como a origem e evolução da vida são lentas, como os 4,5 bilhões de anos para a humanidade chegar ao nível atual, civilizações avançadas estariam em hibernação aguardando o surgimento de novos vizinhos.

Visite o JBIS: Journal of the British Interplanetary Society

Leia o artigo sobre civilizações alienígenas hibernantes

Onde estão os alienígenas?

Estrelas podem ter civilizações alienígenas nos contatando

Cientistas afirmam que civilizações alienígenas avançadas já existiram

Civilizações alienígenas podem habitar aglomerados globulares

Estrela que pode abrigar uma megaestrutura alienígena está diminuindo seu brilho

Alienígenas podem ter tecnologias além da matéria

Inteligências alienígenas provavelmente serão artificiais

Civilizações alienígenas podem usar meios de comunicação indetectáveis

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Planetas Alienígenas

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos

UPDATED CACHE