DESTAQUE

Telescópio lunar terá espelhos líquidos

Por
24 de Julho de 2007
Créditos: NASA

Cientistas de várias universidades estão trabalhando em um projeto conjunto da NASA para desenvolver um telescópio que possa ser instalado na Lua. Para baratear o custo e viabilizar seu transporte até lá, os pesquisadores estão desenvolvendo uma lente líquida.

Espelhos líquidos - A idéia de espelhos líquidos não é nenhuma novidade. Alguns telescópios terrestres utilizam esses espelhos, feitos de mercúrio. Mas eles não podem ser utilizados na Lua, porque lá a temperatura chega a -147° C, enquanto o mercúrio congela e se solidifica a -38° C. Por outro lado, se ficar em ambiente aberto, a atmosfera de alto vácuo do nosso satélite poderia fazer o mercúrio ferver. A solução encontrada pelos cientistas foi utilizar um líquido iônico recoberto com uma película de prata super fina. "A descoberta de que um líquido iônico pode ser recoberto com uma camada muito fina de metal é um avanço muito significativo," diz o pesquisador Ken Seddon, da Universidade Queens, na Irlanda do Norte.

Telescópio lunar - O telescópio lunar, ainda sem data prevista para construção, terá seu espelho líquido formado quando o líquido iônico recoberto pelo filme de prata for posto em rotação. O movimento giratório faz com que o líquido assuma o formato de uma parábola. O espelho líquido estará então pronto para refletir a luz infravermelha de estrelas e galáxias muito distantes, cuja luz não pode ser captada por telescópios instalados na Terra devido à interferência atmosférica.

Já está no ar a Edição 134 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2007

A Ufologia completa 60 anos e se pergunta para onde caminha