DESTAQUE

Tablete de pedra de 13.000 anos descreve impacto de cometa

Por
27 de Abril de 2017
A Pedra do Abutre, que segundo novos estudos aponta para um impacto cósmico 13.000 anos atrás
Créditos: Arquivo

Uma equipe de cientistas da Universidade de Edinburg acaba de publicar um artigo após detalhados estudos em um tablete de pedra conhecido como Vulture Stone, ou Pedra do Abutre. Baseando-se no que parecem ser símbolos astronômicos, os cientistas os associaram à chuva de meteoros Taurídeos, que acontece anualmente e está ligada ao cometa Encke. Este, por seu lado, se fragmentou ao redor de 20.000 anos atrás, e baseando-se na posição de outras estrelas, o estudo conclui que o tablete foi esculpido aproximadamente em 10.950 AC.

É um fato inegável que antigas civilizações observavam os céus frequentemente, utilizando o movimento dos astros como um calendário. Igualmente registraram eventos como chuvas de meteoros e supernovas, embora não soubessem de fato o que estavam observando. A Pedra do Abutre foi encontrada no Templo Göbekli, situado na Turquia e considerado uma das construções mais antigas do mundo. Esse sítio arqueológico mantém uma forte similaridade com Stonehenge, e é considerada seriamente a possibilidade de que esses e outros locais semelhantes ao redor do mundo possam ser antigos observatórios astronômicos.

O artigo dos pesquisadores de Edinburg apresenta a hipótese de que o tablete esteja descrevendo um impacto de parte do cometa Encke, ou de uma série de fragmentos, ocorrido aproximadamente na época em que os entalhes foram feitos. Esse desastre teria causado uma drástica mudança climática no Hemisfério Norte, já constatada pelos cientistas e chamada de Younger Dryas, mesmo nome de uma flor surgida na mesma época. Há 13.000 anos, a Terra estava saindo do último período de Era Glacial, e vários grupos humanos começaram a migrar Contudo, por aproximadamente 1.000 anos, enquanto o resto do mundo esquentava, a América do Norte e partes da Europa experimentavam um esfriamento, da ordem de 6ºC em algumas regiões. Os cientistas até hoje não têm uma explicação para esse fenômeno.

crédito: Arquivo
O Templo Göbekli, na Turquia
O Templo Göbekli, na Turquia

EVIDÊNCIAS DE CATÁSTROFES CÓSMICAS

Esse período da história humana tem recebido cada vez mais atenção dos estudiosos, especialmente devido às flutuações de temperaturas, eventos de extinção regionais e até mesmo o desaparecimento de várias culturas humanas. A Pedra do Abutre poderia, de acordo com a nova teoria, explicar alguns desses eventos como resultado de um impacto cósmico. Entre outras evidências encontradas estão depósitos sedimentares descobertos na Groenlândia e América do Norte com alta concentração de platina, evidência da queda de um asteroide ou cometa. Contudo, é verdade também que essa intrigante possibilidade ainda precisa ser substanciada pelo achado de crateras e outras evidências de que realmente aconteceu esse cataclismo. O artigo foi publicado no periódico da Arqueologia e Arqueometria do Mediterrâneo.

Leia uma introdução para o artigo no site da Universidade de Edinburg

Adaga do faraó Tutancâmon foi feita com ferro de meteorito

A conexão entre UFOs e a evolução humana no XIX Congresso Brasileiro de Ufologia

Guia da Tipologia dos UFOs, o mais novo sucesso da Revista UFO

Alexander Kazantsev: Uma conversa com o sábio

Somos Todos ETs é o mais novo livro da Biblioteca UFO

Animação brasileira conta a história dos anunnaki

Consultor da Revista UFO lança livro infantil

Saiba mais:

Livro: Vimanas: Veículos Voadores de Nossos Antepassados

crédito: Revista UFO
Vimanas: Veículos Voadores de Nossos Antepassados
Vimanas: Veículos Voadores de Nossos Antepassados

As provas de que a humanidade conviveu com outras inteligências cósmicas há milênios, aqui na Terra e de forma aberta, estão neste livro. Naves cintilantes cortam os céus a grandes velocidades. São de vários formatos e tamanhos, todas com elevada tecnologia. Nelas não se veem motores nem asas, são movidas por sistemas de propulsão silenciosos. Muitas vezes descem ao solo, aterrissam e seus tripulantes – de formato humano – encontram-se com observadores estupefatos diante do que veem. Não raramente, as privilegiadas testemunhas são convidadas a viajar nestes incríveis veículos, e algumas, surpreendentemente, podem até pilotá-los.

DVD: Pacote O Segredo das Pirâmides

Já está no ar a Edição 60 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2011

Afinal, o que querem visitantes tão constantes e interessados?