DESTAQUE

Steven Spielberg afirma que não estamos sozinhos no Universo

Por
18 de Setembro de 2017
A nave-mãe surge no clímax de Contatos Imediatos; para o diretor Steven Spielberg, o filme não é ficção científica
Créditos: Columbia Pictures Corporation

Seguem as celebrações dos quarenta anos do lançamento de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, e o canal EW divulgou uma entrevista concedida por seu diretor, Steven Spielberg. Contatos Imediatos foi escrito enquanto ele editava Tubarão, no qual havia experimentado um pesadelo em termos de logística e dificuldades de filmagens. Sua obra lançada em 1977, mostrando o drama de Roy Neary (Richard Dreyfuss) quando é contatado por alienígenas tornou-se um grande clássico do cinema, elogiado por muitos. Um deles foi o saudoso Ray Bradbury, autor entre outros de Crônicas Marcianas e Fahrenheit 451.

Bradbury, em entrevista em 2003, afirmou que Contatos Imediatos é o melhor filme de seu tipo já feito, chegando a compará-lo à Capela Sistina de Michelangelo. O grande mestre da ficção científica disse: "O filme é longo, mas a transfiguração no final, com a chegada impressionante da nave-mãe, é o grande clímax de tudo. Fiz questão, depois de assistir ao filme, de dizer a Spielberg o gênio que ele foi". Spielberg respondeu a Bradbury que nunca teria feito Contatos Imediatos se não tivesse assistido a Veio do Espaço (It Came from Outer Space, Universal International Pictures, 1953), baseado em uma história de Ray Bradbury, quando criança. Steven Spielberg afirmou ao EW que sempre acreditou que nunca estivemos sozinhos no Universo, e que durante as filmagens de Contatos Imediatos esperava presenciar um autêntico avistamento, mas isso não aconteceu.

"Não escrevi o roteiro como ficção científica" disse Spielberg, que prossegue: "Se pensasse assim não teria levado as filmagens para o deserto da Califórnia, onde eu esperava realmente ver UFOs. Coisa que aliás nunca vi. Mas ainda saio para tentar vê-los, ainda acredito que não estamos sozinhos no Universo. O filme não foi feito como ficção científica, e se você acredita em vida fora da Terra não o verá dessa forma". O diretor retornou ao tema dos alienígenas várias vezes no correr dos anos, com ET: O Extraterrestre, Guerra dos Mundos, a série Falling Skies e a minissérie sobre abduções Taken. Ainda foi lembrado o papel de Steven Spielberg nos trabalhos para que a Organização das Nações Unidas (ONU) investigasse oficialmente o assunto, em 1978. Na época o pesquisador Lee Speigel fez um registro das pessoas de maior credibilidade que haviam mencionado o assunto, e quando o primeiro-ministro de Granada, Sir Eric Gairy, iniciou os trabalhos nesse sentido, Speigel ofereceu seus serviços.

crédito: Arquivo
Steven Spielberg
Steven Spielberg

AUXÍLIO PARA LEVAR OS UFOS À ONU

Lee Speigel havia entrevistado o dr. J. Allen Hynek e o veterano pesquisador Jacques Vallee, que tiveram importante participação na realização de Contatos Imediatos. Hynek foi consultor do filme e aparece nas cenas finais, ao passo que Vallee inspirou o personagem Claude Lacombe, interpretado pelo ator e diretor francês François Truffaut. Assim Speigel teve uma longa conversa em Hollywood com Valee, Hynek e Spielberg sobre os UFOs, e Spielberg disse que ajudaria com o que fosse necessário. De acordo com Speigel o diretor providenciou alguns dos gráficos e informações apresentados pela delegação de Granada. Em 27 de novembro de 1978 o tema foi apresentado na ONU, contando ainda com a participação do astronauta Gordon Cooper. A organização apresentou uma decisão oficial convidando os estados membros a pesquisarem o assunto e informar o secretário-geral sobre os resultados. O assunto voltaria à ONU no ano seguinte, mas um golpe de estado em Granada acabou com o governo de Gairy e os UFOs foram esquecidos.

Assista ao trailer da versão de aniversário de Contatos Imediatos

Steven Spielberg fala sobre Contatos Imediatos, parte 1 e parte 2

Confira It Came from Outer Space, de 1953

Contatos Imediatos do Terceiro Grau retornará aos cinemas

Grande festival ufológico irá ocorrer em famosa locação do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Filme de curta metragem recria invasão alienígena de Los Angeles em 1942

Lançada edição de A Guerra dos Mundos com ilustrações de artista brasileiro

History Channel produzirá série sobre Projeto Blue Book

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia dos UFOs

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia dos UFOs
Guia da Tipologia dos UFOs

Há milênios somos visitados por incontáveis raças extraterrestres, que usam para o seu deslocamento até a Terra dos mais variados tipos de veículos espaciais. Os registros do acompanhamento que fazem estas espécies cósmicas são abundantes e têm milhares de anos. São igualmente inúmeras as formas e características dos veículos que tais visitantes usam para fazer sua cuidadosa prospecção de nosso mundo, de nossos recursos e de nossa população. Guia da Tipologia dos UFOs mostra com riqueza de detalhes como são numerosos os tipos de objetos voadores que vêm até aqui, talvez tanto quanto seus planetas de origem.

DVD: A Revelação do Fenômeno UFO

Já está no ar a Edição 247 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2017

O encontro é inevitável

UPDATED CACHE